Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7433
Document type: Dissertação
Title: Desigualdades na educação superior : acesso e permanência de bolsistas ProUni na PUC-RS
Author: Borba, Thamires Mielle 
Advisor: Salata, André Ricardo
Abstract (native): As chances de inserção numa posição de maior prestígio e remuneração no mercado de trabalho estão estreitamente relacionadas aos anos de estudo acumulados, fazendo com que os indivíduos busquem o maior grau de escolaridade possível. A educação superior no Brasil se desenvolveu marcadamente excludente e desigual; contudo, uma das transformações mais marcantes das últimas décadas foi a entrada de um número significativo de jovens oriundos das classes populares na graduação. Uma das principais vias de entrada foram as políticas públicas de inclusão, neste caso o Programa Universidade Para Todos (ProUni), voltado para a concessão de bolsas em instituições privadas. Embora discorra também acerca do acesso ao ensino superior, esta dissertação apresenta como tema central a permanência de alunos bolsistas ProUni na universidade, haja vista a importância de identificar as possíveis dificuldades que estes estudantes enfrentam durante sua trajetória neste nível educacional. Para desenvolver a pesquisa utiliza-se metodologia qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação posterior de questionário complementar. A amostra é composta por alunos bolsistas de cursos de prestígio médio-alto que ingressaram entre 2010 a 2014 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A partir desta pesquisa se verificam os avanços decorrentes do ProUni, bem como os desafios que ainda permanecem.
Abstract (english): The chances of insertion in a position of greater prestige and remuneration in the labor market are closely related to the accumulated years of study, causing individuals to seek the highest degree of education possible. Higher education in Brazil has developed markedly excluding and unequal. However, one of the most striking transformations of the last decades was the entry of a significant number of youngsters from the popular classes into the graduation. One of the main avenues of entry were public inclusion policies, in this case the University for All Program (ProUni), aimed at granting scholarships in private institutions. Although it also discusses access to higher education, this dissertation presents as a central theme the permanence of ProUni scholarship students in the university, given the importance of identifying the possible difficulties that these students face during their trajectory at this educational level. To develop the research, a qualitative methodology is used, with semistructured interviews and subsequent application of a complementary questionnaire. The sample is made up of scholarship students from prestigious middle-high courses who entered the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul between 2010 and 2014. From this research, the progress of the ProUni, as well as the challenges that remain, are verified.
Keywords: Ensino Superior
Políticas Públicas
ProUni
Permanência
Acesso
Desigualdades
CNPQ Knowledge Areas: OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Escola de Humanidades
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7433
Issue Date: 31-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_THAMIRES_MIELLE_BORBA_COMPLETO.pdfTexto Completo1.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.