Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeirias, Cláudia Martins-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231253Y6por
dc.contributor.advisor1Fernandes, Cleoni Maria Barboza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708959D0por
dc.date.accessioned2017-06-29T14:39:34Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7409-
dc.description.resumoO presente estudo tem como temática o desenvolvimento profissional docente em contextos formativos envolvendo a parceria da Universidade, através do Programa de Pós-Graduação, e a Escola de Educação Básica da rede pública de ensino. A tese está centrada na defesa de que projetos de desenvolvimento profissional construídos em processos de interlocução entre a Universidade e a Escola de Educação Básica quando orientados por princípios que reconheçam a educação como possibilidade humana (VIEIRA PINTO, 1982) contribuem para a vivência da função de professores como intelectuais transformadores. O estudo está ancorado nas contribuições de Álvaro Vieira Pinto, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, E. P. Thompson, W. Benjamin, H. Giroux, Carlos Marcelo, Korthagen, C. Day, K. Zeichner, António Nóvoa, Cleoni Fernandes e Marli André diante da intencionalidade de reflexão metódica e produção de conhecimento científico como manifestação da historicidade e racionalidade e voltado para a transformação da realidade educacional do País. A investigação tem como interrogante principal Como as supervisoras pedagógicas compreendem a interlocução da Universidade e Escola de Educação Básica no seu processo de desenvolvimento profissional? e pretende contribuir para a produção de conhecimento no campo da formação docente, em contextos de implementação de políticas educacionais que impliquem na parceria da Universidade com a Escola de Educação Básica e envolvendo Programas de formação associada à pesquisa. Para atender ao objetivo da investigação foi proposto um estudo com abordagem qualitativa, fundamentado nos princípios do estudo de caso, com a produção de narrativas envolvendo a participação das supervisoras pedagógicas que integraram o Projeto OBEDUC/PUCRS no período de 2011 a 2014, análise do contexto da produção de textos (S. Ball) orientadores das políticas educacionais e realização de observação assistemática. Para a análise dos dados coletados foram utilizados os princípios da análise de conteúdo, com elaboração de quadros-síntese e realização de triangulação de dados. Os resultados da investigação possibilitam reafirmar a necessidade de processos de desenvolvimento profissional construídos em parceria entre a Universidade e a Escola de Educação Básica que impliquem no reconhecimento da complexidade do fenômeno educativo, bem como o reconhecimento das possibilidades emancipatórias de processos formativos que têm como perspectiva teórico-metodológica a pesquisa com abordagens participativas como princípios suleadores político-pedagógico e epistemológico de compreensão das especificidades do campo da formação docente.por
dc.description.abstractThe present study has as its theme the professional teacher development in educational contexts involving the partnership of the University, through the graduate program, and the public Basic Education School. The thesis is focused on the defense of professional development projects built in interaction processes between the University and the School of Basic Education when guided by principles that recognize education as human possibility (VIEIRA PINTO, 1982) contribute to the experience of the teachers as intellectuals transformers. The study anchored in the contributions of Álvaro Vieira Pinto, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, E. P. Thompson, W. Benjamin, H. Giroux, Carlos Marcelo, Korthagen, C. Day, K. Zeichner, Antonio Nóvoa, Siti Fernandes and Marli André. It was on the intentionality of methodical reflection and production of scientific knowledge as a manifestation of the historicity and rationality and the transformation of educational reality of the country. The research has as main issue how the pedagogical supervisory understands the dialogue of the University and School of Basic Education in its professional development. It intends to contribute to the production of knowledge in the field of training teachers, in the context of implementation of educational policies that involve the University partnership with the Basic Education School and involving research related to training programs. It is a study with a qualitative approach proposed to find the objective of the research. It was based on the principles of the case study, with the production of narratives involving the participation of pedagogical supervisory that integrated the OBEDUC Project/PUCRS in 2011 to 2014 period, analysis of the context of the production of texts (s. Ball) guiding educational policy and realization of unsystematic observation. For the analysis of the collected data have been used the principles of content analysis, with elaborate frames-synthesis and realization of data triangulation. Research results make it possible to reaffirm the need for professional development processes built in partnership between the University and the School of Education. It involves the recognition of the complexity of the phenomenon, as well as, the recognition of the emancipatory possibilities of formative processes which theoretical perspective-research methodology with participatory approaches as pedagogic-political and epistemological southern guiding principle and understanding of the specificities of the field of training teacher.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-06-29T14:39:34Z No. of bitstreams: 1 TES_CLAUDIA_MARTINS_LEIRIAS_COMPLETO.pdf: 1431968 bytes, checksum: e28c15e94830be8ed3de880e9d9ba113 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-29T14:39:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_CLAUDIA_MARTINS_LEIRIAS_COMPLETO.pdf: 1431968 bytes, checksum: e28c15e94830be8ed3de880e9d9ba113 (MD5) Previous issue date: 2017-02-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168916/TES_CLAUDIA_MARTINS_LEIRIAS_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento Profissional Docentepor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDesenvolvimento profissional docente na interlocução universidade e escola de educação básicapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_CLAUDIA_MARTINS_LEIRIAS_COMPLETO.pdfTexto Completo1.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.