Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/737
Tipo do documento: Dissertação
Título: A travessia do si mesmo na passagem para a reserva : enlaces entre trabalho e narcisismo
Autor: Kegler, Paula 
Primeiro orientador: Macedo, Mônica Medeiros Kother
Resumo: O caráter central do trabalho para a vida humana remete à lógica capitalista em que se vive atualmente, visto que a atividade profissional é um dos requisitos para a participação do homem nos processos produtivos de uma sociedade. Além de prover o sustento, a vida laboral desempenha uma função que permite ao sujeito configurar e reconfigurar a percepção da realidade externa e do si mesmo por meio da dinâmica integração social que o trabalho possibilita. Nesse contexto, é inegável que o rompimento com a atividade profissional decorrente da aposentadoria se configure como uma vivência de grande impacto psíquico. Esta dissertação de mestrado tem o objetivo de realizar uma reflexão a respeito do papel do trabalho na dinâmica e na economia psíquicas, bem como busca explorar as especificidades do processo de aposentadoria no contexto militar. Foram elaboradas duas seções acerca dessa temática: uma teórica e uma empírica. Na seção teórica propõe-se uma leitura sobre os sentidos e significados contemporâneos da vida laboral, considerando sua função narcísica para o psiquismo humano. Com base em aportes teóricos da Psicanálise, busca-se uma compreensão do trabalho como importante recurso no processo de construção da subjetividade, e também para o desenvolvimento cultural da sociedade. A seção empírica, mediante a utilização de uma metodologia qualitativa, investiga as peculiaridades do trabalho e da passagem para a reserva, no âmbito da vida militar. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 militares aposentados por tempo de serviço no ano de 2008. Os achados neste estudo foram analisados e discutidos por meio da Análise de Conteúdo. Identificaram-se três categorias finais, assim nomeadas: O trabalho e a vida militar: singulares enlaces entre narcisismo e ideais; Demandas psíquicas frente ao rompimento com a atividade de trabalho; O recurso da escuta na pesquisa desvelando a reserva do sujeito. Dessa forma, viabilizou-se investigar a maneira pela qual a vida militar e o trabalho encontram-se entrelaçados aos processos identificatórios do sujeito. Constatou-se a busca de atribuição de sentido, por parte dos militares, para a experiência de afastamento do serviço ativo, bem como a tentativa de compensar frustrações advindas desse processo. A escuta na pesquisa revelou-se como um recurso promotor de manifestações de singulares reservas humanas a partir dos relatos sobre as experiências no trabalho e no espaço privado dos participantes.
Palavras-chave: PSICOLOGIA
TRABALHO - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
PSICANÁLISE
NARCISISMO
APOSENTADORIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: KEGLER, Paula. A travessia do si mesmo na passagem para a reserva : enlaces entre trabalho e narcisismo. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/737
Data de defesa: 20-Jan-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
429856.pdfTexto Completo751,67 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.