Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorÁvila, Lisélen de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4380127U3por
dc.contributor.advisor1Gershenson, Beatriz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785711A1por
dc.date.accessioned2017-05-23T11:26:51Z-
dc.date.issued2017-03-23-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7292-
dc.description.resumoEsta tese versa sobre o fenômeno da assistencialização da socioeducação, o qual se manifesta historicamente sob a égide da imbricação entre punição e proteção, atravessamentos históricos presentes na conformação dos objetivos das medidas socioeducativas. Tal fenômeno se estabelece a partir do discurso eufemista de que a medida socioeducativa é um bem ao adolescente em conflito com a lei, uma forma de garantia de proteção integral a esse sujeito, o qual tende a ocultar sua natureza coercitiva, justificando e legitimando o controle social formal sobre o adolescente, e naturalizando e abstraindo a violência decorrente dessa resposta, a qual restringe e priva direitos fundamentais. Diante disso, a pesquisa se propôs analisar a relação entre assistencialização da socioeducação e os ideais de punição e proteção historicamente imbricados na conformação dos objetivos das medidas socioeducativas, buscando contribuir com subsídios para o aprimoramento da política de atendimento socioeducativo. Assim, a partir deste estudo foi possível conhecer como se expressam historicamente os discursos justificatórios da sanção do Estado aos atos infracionais praticados por adolescentes; analisar como a questão da assistencialização das medidas socioeducativas atravessa os discursos justificatórios da sanção do Estado aos atos infracionais praticados por adolescentes; e analisar como se atualiza a questão da assitencialização das medidas socioeducativas em tempos de SINASE e SUAS. O estudo foi do tipo teórico, de natureza qualitativa e fundamentado no método dialético-crítico, utilizando como técnicas para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A interpretação dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva, baseada nos estudos de Roque Moraes. Os resultados desta pesquisa apontam a persistência do discurso do controle social sobre as medidas socioeducativas, o qual repercute na (re)produção de concepções e práticas pretéritas violadoras de direitos humanos do adolescente em conflito com a lei. Conclui-se pela necessidade de enfrentamento às ambiguidades que envolvem a concepção e os objetivos das medidas socioeducativas, e de efetivação do SINASE como instrumento de afirmação de direitos humanos desse sujeito.por
dc.description.abstractThis thesis deals with the phenomenon of assisting the socioeducation, which is historically manifested under the aegis of imbrication between punishment and protection, historical crossings present in the conformation of the objectives of socioeducative measures. This phenomenon is established from the euphemistic discourse that the socio-educational measure is a good to the adolescent in conflict with the law, a form of guarantee of integral protection to this subject, which tends to hide its coercive nature, justifying and legitimizing the control Social, and naturalizing and abstracting violence resulting from this response, which restricts and deprives fundamental rights. Therefore, the research aimed to analyze the relationship between assistance of the socioeducation and the ideals of punishment and protection historically embedded in the conformation of the objectives of the socio-educational measures, seeking to contribute with subsidies for the improvement of the policy of socio-educational assistance. Thus, from this study it was possible to know how the justificatory discourses of the sanction of the State to the infraction acts practiced by adolescents are expressed historically; To analyze how the question of assisting socio-educational measures crosses the justificatory discourses of the sanction of the State to the infractions committed by adolescents; And analyze how to update the question of the assitencialization of socio-educational measures in SINASE and SUAS times. The study was of the theoretical type, of a qualitative nature and based on the dialectical-critical method, using bibliographic research and documentary research techniques as data collection techniques. The interpretation of the data was performed through Discursive Textual Analysis, based on the studies of Roque Moraes. The results of this research point to the persistence of the discourse of social control over socio-educational measures, which has repercussions on the (re) production of past conceptions and practices that violate the human rights of adolescents in conflict with the law. It is concluded that there is a need to address the ambiguities surrounding the conception and objectives of socio-educational measures, and to implement SINASE as an instrument for affirming the human rights of this subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Serviço Social ([email protected]) on 2017-05-22T17:26:38Z No. of bitstreams: 1 Lisélen de Freitas Ávila - Tese.pdf: 1408845 bytes, checksum: b65221ead1fca1381092cf722e83c024 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-05-22T18:31:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Lisélen de Freitas Ávila - Tese.pdf: 1408845 bytes, checksum: b65221ead1fca1381092cf722e83c024 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-23T11:26:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lisélen de Freitas Ávila - Tese.pdf: 1408845 bytes, checksum: b65221ead1fca1381092cf722e83c024 (MD5) Previous issue date: 2017-03-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168278/Lis%c3%a9len%20de%20Freitas%20%c3%81vila%20-%20Tese.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAssistencialização da Socioeducaçãopor
dc.subjectControle Social Formalpor
dc.subjectVulnerabilidade Penal do Adolescentepor
dc.subjectAssistance of the Socioeducationeng
dc.subjectFormal Social Controleng
dc.subjectAdolescent Criminal Vulnerabilityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleAssistencialização da socioeducação : novas roupagens para um velho fenômenopor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lisélen de Freitas Ávila - Tese.pdfTexto Completo1,38 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.