Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Caroline Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8722964Z4por
dc.contributor.advisor1Kohlrausch, Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797453P2por
dc.date.accessioned2017-05-19T17:47:29Z-
dc.date.issued2017-01-23-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7291-
dc.description.resumoEste trabalho propõe um estudo da contística do escritor uruguaio Horacio Quiroga, visando observar a relação entre espaço e personagem. Seu objetivo está, para além da teoria, em perceber como os conceitos aos quais recorremos podem ser aproveitados no ensino de literatura hispano-americana na aula de língua espanhola para brasileiros. Para isso realiza-se um passeio pelas teorias do conto (POE, 1842; PROPP, 1984 [1928]; CORTÁZAR, 2011 [1974]; MOISÉS, 1983 [1983]; GOTLIB, 2006 [1990]; KIEFER, 2011), do espaço (SARMIENTO, 1996 [1845]; WILLIAMS, 1989 [1921]; BACHELARD, 1988 [1957]; LINS, 1976; DIMAS, 1994) e da personagem (CÂNDIDO, 1981; MOISÉS, 1983; REIS, 1999), com vistas a apresentar uma reflexão sobre o aproveitamento do conto hispano-americano no currículo do ensino médio no Brasil. A partir disso, fundamentados, principalmente, no método teórico-metodológico de Cosson (2006), apresentamos o passo a passo de uma sequência didática expandida de letramento literário, tomando como exemplo o conto “Los desterrados”, em sua versão original, em espanhol, acompanhada ainda de sugestões que oportunizam possíveis abordagens interdisciplinares.por
dc.description.abstractThis work aims to study the short stories of uruguayan author Horacio Quiroga, focusing on the observation of the relation between literary space and character. Beyond theory, its goal is to realize how the concepts we resort to can be reused in Spanish-American literature teaching in Spanish language classes for brazilians. In order to do so, we explore short story theories (POE, 1842; PROPP, 1984 [1969]; CORTÁZAR, 2011 [1974]; MOISÉS, 1983 [1983]; GOTLIB, 2006 [1990]; KIEFER, 2011), and space (SARMIENTO, 1996 [1845]; WILLIAMS, 1989 [1921]; BACHELARD, 1988 [1957]; LINS, 1976; DIMAS, 1994) and literary character theories (CÂNDIDO, 1981; MOISÉS, 1983; REIS, 1999), in the interest of presenting a reflection about the use of the Spanish-American short story in the brazilian High School curriculum. Primarily based on the methodological and theoretical method of Cosson (2006), a step by step of a literary expanded teaching sequence using as an example the short story “Los Desterrados” in its original version in spanish, along with suggestions which can make way for interdisciplinary approaches.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Xavier ([email protected]) on 2017-05-19T17:47:29Z No. of bitstreams: 1 DIS_CAROLINE_FERREIRA_SOARES_COMPLETO.pdf: 3935935 bytes, checksum: 26f7923d8cb9131ce119278de3709b82 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-19T17:47:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_CAROLINE_FERREIRA_SOARES_COMPLETO.pdf: 3935935 bytes, checksum: 26f7923d8cb9131ce119278de3709b82 (MD5) Previous issue date: 2017-01-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/168252/DIS_CAROLINE_FERREIRA_SOARES_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria da Literaturapor
dc.subjectLiteratura Hispano-Americanapor
dc.subjectHoracio Quirogapor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLíngua Espanholapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEspaços e personagens em Vozes da selva, de Horácio Quiroga : abrindo caminhos para a literatura hispano-americana nas aulas de LEpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_CAROLINE_FERREIRA_SOARES_COMPLETO.pdfTexto Completo3,84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.