Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/728
Document type: | Dissertação |
Title: | Avaliação neuropsicológica de componentes da linguagem e da memória de trabalho na infância : adaptação de tarefa discursiva e estudo correlacional |
Author: | Prando, Mirella Liberatore ![]() |
Advisor: | Fonseca, Rochele Paz |
Abstract (native): | No âmbito da neuropsicologia cognitiva e do desenvolvimento infantil, a avaliação de funções cognitivas como a linguagem e a memória, e suas inter-relações, são de extrema relevância para a clínica e a pesquisa. Na medida em que as investigações sobre a interface entre componentes linguísticos e mnemônicos em crianças em desenvolvimento típico ainda são escassas, esta dissertação, por meio de dois estudos empíricos, visou a (1) apresentar o processo de adaptação de uma tarefa discursiva narrativa infantil, averiguando-se se há diferenças de desempenho quanto ao tipo de escola, e (2) investigar a relação entre memória de trabalho e linguagem oral. No Estudo 1, participaram oito juízes e 45 crianças em quatro etapas de adaptação: adaptação de instrução e de termos, análise comparada de proposições, análise por juízes especialistas e estudo piloto. Compararam-se, ainda, dois grupos de crianças saudáveis de 7 à 9 anos de idade, 15 de escola pública e 16, de privada. Realizaram-se mudanças terminológicas nas instruções, na narrativa e em questões de compreensão, sendo a análise de juízes e o estudo piloto fundamentais. Observou-se melhor desempenho de crianças da escola privada no reconto parcial.Registro revisadoNo Estudo 2, participaram 80 crianças em desenvolvimento típico de 6 a 9 anos de idade, de escola privada, examinadas com tarefas de memória de trabalho (executivo central, alça fonoarticulatória e buffer episódico) e de linguagem oral (níveis palavra, sentença e discurso). Houve correlações significativas entre os componentes executivo central e buffer episódico e os diferentes níveis de complexidade lingüística. Mais pesquisas de desenvolvimento de tarefas de exame neuropsicológico infantil e de análise da relação linguagem e memória de trabalho são cruciais para a avaliação e reabilitação neuropsicológica infantil, assim como para áreas educacionais. |
Keywords: | PSICOLOGIA NEUROPSICOLOGIA PSICOLOGIA INFANTIL DISCURSOS LINGUAGEM |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Psicologia |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | PRANDO, Mirella Liberatore. Avaliação neuropsicológica de componentes da linguagem e da memória de trabalho na infância : adaptação de tarefa discursiva e estudo correlacional. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/728 |
Issue Date: | 13-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
429413.pdf | Texto Completo | 1.04 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.