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dc.creatorPrando, Mirella Liberatore-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483231P3por
dc.contributor.advisor1Fonseca, Rochele Paz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777840Z7por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:47Z-
dc.date.available2011-03-03-
dc.date.issued2011-01-13-
dc.identifier.citationPRANDO, Mirella Liberatore. Avaliação neuropsicológica de componentes da linguagem e da memória de trabalho na infância : adaptação de tarefa discursiva e estudo correlacional. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/728-
dc.description.resumoNo âmbito da neuropsicologia cognitiva e do desenvolvimento infantil, a avaliação de funções cognitivas como a linguagem e a memória, e suas inter-relações, são de extrema relevância para a clínica e a pesquisa. Na medida em que as investigações sobre a interface entre componentes linguísticos e mnemônicos em crianças em desenvolvimento típico ainda são escassas, esta dissertação, por meio de dois estudos empíricos, visou a (1) apresentar o processo de adaptação de uma tarefa discursiva narrativa infantil, averiguando-se se há diferenças de desempenho quanto ao tipo de escola, e (2) investigar a relação entre memória de trabalho e linguagem oral. No Estudo 1, participaram oito juízes e 45 crianças em quatro etapas de adaptação: adaptação de instrução e de termos, análise comparada de proposições, análise por juízes especialistas e estudo piloto. Compararam-se, ainda, dois grupos de crianças saudáveis de 7 à 9 anos de idade, 15 de escola pública e 16, de privada. Realizaram-se mudanças terminológicas nas instruções, na narrativa e em questões de compreensão, sendo a análise de juízes e o estudo piloto fundamentais. Observou-se melhor desempenho de crianças da escola privada no reconto parcial.Registro revisadoNo Estudo 2, participaram 80 crianças em desenvolvimento típico de 6 a 9 anos de idade, de escola privada, examinadas com tarefas de memória de trabalho (executivo central, alça fonoarticulatória e buffer episódico) e de linguagem oral (níveis palavra, sentença e discurso). Houve correlações significativas entre os componentes executivo central e buffer episódico e os diferentes níveis de complexidade lingüística. Mais pesquisas de desenvolvimento de tarefas de exame neuropsicológico infantil e de análise da relação linguagem e memória de trabalho são cruciais para a avaliação e reabilitação neuropsicológica infantil, assim como para áreas educacionais.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 429413.pdf: 1065839 bytes, checksum: fb91d003bfbe9f7198256fa7a369ed5d (MD5) Previous issue date: 2011-01-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7210/429413.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIApor
dc.subjectNEUROPSICOLOGIApor
dc.subjectPSICOLOGIA INFANTILpor
dc.subjectDISCURSOSpor
dc.subjectLINGUAGEMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAvaliação neuropsicológica de componentes da linguagem e da memória de trabalho na infância : adaptação de tarefa discursiva e estudo correlacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
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