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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/720
Document type: | Dissertação |
Title: | Amamentar é educar para a vida?!?! : a produção da maternidade contemporânea nas campanhas da amamentação |
Author: | Cadoná, Eliane ![]() |
Advisor: | Strey, Marlene Neves |
Abstract (native): | Esta dissertação é dividida em dois capítulos. No primeiro, discuto como a maternidade foi sendo constituída ao longo dos últimos tempos, em especial a partir do século XVIII, articulando-se aos processos políticos, econômicos e culturais de cada tempo e enredando as mães em uma trama discursiva que as envolve até hoje. Problematizo como o aleitamento materno foi tomado, ao longo desses anos, de diferentes maneiras, até o momento atual, onde ganha uma grande visibilidade em relação à saúde da criança. No segundo capítulo, por intermédio da análise dos folders e cartaz que fazem parte da Campanha da Amamentação, elaborada pela Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com o Ministério da Saúde, foco a atenção para as práticas de incentivo ao aleitamento materno na contemporaneidade. Nesse momento, discuto como se apresentam os discursos nesses materiais, e a forma como veiculam modos de ser mãe, pai e de como cuidar das crianças. Faço uso das ferramentas teórico-metodológicas de Michel Foucault, tomando como base seus conceitos de discurso e de enunciado, e dos conceitos provindos dos Estudos Feministas pós-estruturalistas. Com este estudo, percebo que a maternidade e suas práticas foram sofrendo modificações ao longo dos tempos e que, na atualidade, a mãe é posicionada discursivamente, por intermédio da prática do aleitamento materno, enquanto a principal responsável pela saúde e bem estar de seu(a) filho(a), tendo o dever de cuidá-lo(a) e nutri-lo(a). O pai ocupa um papel secundário nessa relação, estando incumbido, com o restante da sociedade, de garantir o sucesso dessa prática. A figura do especialista na área da saúde ganha destaque nesse contexto, apontado enquanto detentor do saber das práticas da amamentação, cabendo à mãe aderir aos seus ensinamentos em prol da saúde da criança. |
Keywords: | PSICOLOGIA SOCIAL RELAÇÕES DE GÊNERO MATERNIDADE AMAMENTAÇÃO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Psicologia |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | CADONÁ, Eliane. Amamentar é educar para a vida?!?! : a produção da maternidade contemporânea nas campanhas da amamentação. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/720 |
Issue Date: | 10-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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