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dc.creatorCadoná, Eliane-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215054594728205por
dc.contributor.advisor1Strey, Marlene Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788516Y7por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:45Z-
dc.date.available2011-02-01-
dc.date.issued2011-01-10-
dc.identifier.citationCADONÁ, Eliane. Amamentar é educar para a vida?!?! : a produção da maternidade contemporânea nas campanhas da amamentação. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/720-
dc.description.resumoEsta dissertação é dividida em dois capítulos. No primeiro, discuto como a maternidade foi sendo constituída ao longo dos últimos tempos, em especial a partir do século XVIII, articulando-se aos processos políticos, econômicos e culturais de cada tempo e enredando as mães em uma trama discursiva que as envolve até hoje. Problematizo como o aleitamento materno foi tomado, ao longo desses anos, de diferentes maneiras, até o momento atual, onde ganha uma grande visibilidade em relação à saúde da criança. No segundo capítulo, por intermédio da análise dos folders e cartaz que fazem parte da Campanha da Amamentação, elaborada pela Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com o Ministério da Saúde, foco a atenção para as práticas de incentivo ao aleitamento materno na contemporaneidade. Nesse momento, discuto como se apresentam os discursos nesses materiais, e a forma como veiculam modos de ser mãe, pai e de como cuidar das crianças. Faço uso das ferramentas teórico-metodológicas de Michel Foucault, tomando como base seus conceitos de discurso e de enunciado, e dos conceitos provindos dos Estudos Feministas pós-estruturalistas. Com este estudo, percebo que a maternidade e suas práticas foram sofrendo modificações ao longo dos tempos e que, na atualidade, a mãe é posicionada discursivamente, por intermédio da prática do aleitamento materno, enquanto a principal responsável pela saúde e bem estar de seu(a) filho(a), tendo o dever de cuidá-lo(a) e nutri-lo(a). O pai ocupa um papel secundário nessa relação, estando incumbido, com o restante da sociedade, de garantir o sucesso dessa prática. A figura do especialista na área da saúde ganha destaque nesse contexto, apontado enquanto detentor do saber das práticas da amamentação, cabendo à mãe aderir aos seus ensinamentos em prol da saúde da criança.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 428563.pdf: 4056129 bytes, checksum: 63360dd82298e0fed067412b25682015 (MD5) Previous issue date: 2011-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7166/428563.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpor
dc.subjectRELAÇÕES DE GÊNEROpor
dc.subjectMATERNIDADEpor
dc.subjectAMAMENTAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAmamentar é educar para a vida?!?! : a produção da maternidade contemporânea nas campanhas da amamentaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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