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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/720
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DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cadoná, Eliane | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1215054594728205 | por |
dc.contributor.advisor1 | Strey, Marlene Neves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788516Y7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:21:45Z | - |
dc.date.available | 2011-02-01 | - |
dc.date.issued | 2011-01-10 | - |
dc.identifier.citation | CADONÁ, Eliane. Amamentar é educar para a vida?!?! : a produção da maternidade contemporânea nas campanhas da amamentação. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/720 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação é dividida em dois capítulos. No primeiro, discuto como a maternidade foi sendo constituída ao longo dos últimos tempos, em especial a partir do século XVIII, articulando-se aos processos políticos, econômicos e culturais de cada tempo e enredando as mães em uma trama discursiva que as envolve até hoje. Problematizo como o aleitamento materno foi tomado, ao longo desses anos, de diferentes maneiras, até o momento atual, onde ganha uma grande visibilidade em relação à saúde da criança. No segundo capítulo, por intermédio da análise dos folders e cartaz que fazem parte da Campanha da Amamentação, elaborada pela Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com o Ministério da Saúde, foco a atenção para as práticas de incentivo ao aleitamento materno na contemporaneidade. Nesse momento, discuto como se apresentam os discursos nesses materiais, e a forma como veiculam modos de ser mãe, pai e de como cuidar das crianças. Faço uso das ferramentas teórico-metodológicas de Michel Foucault, tomando como base seus conceitos de discurso e de enunciado, e dos conceitos provindos dos Estudos Feministas pós-estruturalistas. Com este estudo, percebo que a maternidade e suas práticas foram sofrendo modificações ao longo dos tempos e que, na atualidade, a mãe é posicionada discursivamente, por intermédio da prática do aleitamento materno, enquanto a principal responsável pela saúde e bem estar de seu(a) filho(a), tendo o dever de cuidá-lo(a) e nutri-lo(a). O pai ocupa um papel secundário nessa relação, estando incumbido, com o restante da sociedade, de garantir o sucesso dessa prática. A figura do especialista na área da saúde ganha destaque nesse contexto, apontado enquanto detentor do saber das práticas da amamentação, cabendo à mãe aderir aos seus ensinamentos em prol da saúde da criança. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 428563.pdf: 4056129 bytes, checksum: 63360dd82298e0fed067412b25682015 (MD5) Previous issue date: 2011-01-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7166/428563.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA SOCIAL | por |
dc.subject | RELAÇÕES DE GÊNERO | por |
dc.subject | MATERNIDADE | por |
dc.subject | AMAMENTAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Amamentar é educar para a vida?!?! : a produção da maternidade contemporânea nas campanhas da amamentação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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File | Description | Size | Format | |
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428563.pdf | Texto Completo | 3.96 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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