Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7104
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPodorodeczki, Paulo Ricardo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753958Z8por
dc.contributor.advisor1Seferin, Marcus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782516P2por
dc.date.accessioned2016-12-21T10:15:44Z-
dc.date.issued2016-10-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/7104-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a performance e o consumo de um motor de ciclo Diesel gerenciado eletronicamente utilizando o sistema Common Rail equipando um veículo utilitário, variando-se o volume de Biodiesel adicionado ao Diesel. Utilizou-se para os ensaios o combustível Diesel S10 adquirido em postos de combustíveis, constituído de 7% de Biodiesel já em sua composição, e adicionando Biodiesel em volume de 5 em 5% até Biodiesel puro (100%). Os ensaios foram realizados em bancada dinamométrica de rolos, a fim de obter e analisar dados de torque, potência e consumo específico, a fim de obter dados para posterior análise e realizar comparações com referencial teórico publicado anteriormente. Os resultados demonstraram que há uma faixa de melhor performance entre 10% e 30% onde há um aumento de performance da ordem de 3% com o menor consumo específico e com o aumento gradativo do percentual de Biodiesel, a performance declina da ordem de 11,8% no torque máximo e 8,2% na potência gerada pelo motor até Biodiesel 100%, sendo esta a que apresentou a pior performance.por
dc.description.abstractThe present work analyzes the performance and consumption of an electronically managed diesel cycle engine using the Common Rail system equipping a utility vehicle, varying the volume of Biodiesel added to the diesel. The S10 diesel fuel purchased at gas stations, consisting of 7% of Biodiesel already in its composition, and adding Biodiesel in volume of 5 in 5% up to pure Biodiesel (100%) was used for the tests. The tests were carried out on a roller dynamometer in order to obtain and analyze data of torque, power and specific consumption, in order to obtain data for further analysis and make comparisons with previously published theoretical reference. The results showed that there is a better performance range between 10% and 30% where there is a 3% increase in performance with the lowest specific consumption and with the gradual increase of the percentage of Biodiesel, the performance declines of the order of 11, 8% in the maximum torque and 8.2% in the power generated by the engine to 100% Biodiesel, being this one that presented the worst performance.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-12-21T10:15:43Z No. of bitstreams: 1 DIS_PAULO_RICARDO_PODORODECZKI_COMPLETO.pdf: 2248928 bytes, checksum: 5045d51346076939fcea5a0a04a7a1a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-21T10:15:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_PAULO_RICARDO_PODORODECZKI_COMPLETO.pdf: 2248928 bytes, checksum: 5045d51346076939fcea5a0a04a7a1a1 (MD5) Previous issue date: 2016-10-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/167035/DIS_PAULO_RICARDO_PODORODECZKI_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBIODIESELpor
dc.subjectMOTORES DIESELpor
dc.subjectENGENHARIApor
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.titleAnálise de desempenho de motor diesel com injeção eletrônica Common Rail alimentado com misturas diesel - biodiesel em dinamômetro de chassispor
dc.title.alternativeDiesel engine performance analysis with electronic injection Common Rail powered with diesel - biodiesel blends in chassis dynamometereng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_PAULO_RICARDO_PODORODECZKI_COMPLETO.pdfTexto Completo2.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.