Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/676
Tipo do documento: Dissertação
Título: A residência multiprofissional em saúde como possibilidade de formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde
Autor: Oliveira, Cathana Freitas de 
Primeiro orientador: Guareschi, Neuza Maria de Fátima
Resumo: A partir de um recorte das diferentes formas de concepção do processo de saúde e doença, incluindo os modelos técnico-assisteciais possíveis que acompanhavam estas propostas, buscamos evidenciar a construção de um paradigma hegemônico nas práticas de atenção à saúde nos últimos séculos. O atrelamento da medicina com as formas de legitimação de uma saber cientificista, que privilegia o controle sobre o corpo dos sujeitos permitindo que medidas de organização coletiva sobreponham às necessidades individuais e subjetivas. A força de ligação entre as práticas médicas, o controle exercido pelo Estado e os formatos de organização econômicas, demonstra o comprometimento do setor saúde com a diferenciação do valor a vida implicada nas práticas diferenciadas oferecidas de forma excludente e segmentária a populações de alta renda. Assim, os movimentos de transformação no cenário brasileiro, o desenvolvimento do movimento de reforma sanitária em congruência com as propostas teóricopráticas da saúde coletiva acabam permitindo a legitimação de uma nova concepção do processo de saúde e doença, que passa a incluir diferentes determinantes sociais em sua estrutura de compreensão. A legitimação desta proposta dá-se pela conformação de um sistema nacional de organização e compreensão no campo da saúde: o Sistema Único de Saúde(SUS). Este sistema propõe diferentes bases teóricas, diretrizes e princípios específicos, entre os quais prevê a o desenvolvimento de práticas de ensino para os próprios profissionais do campo. Apontando a atual dificuldade de formação e reconhecimento de trabalhadores comprometidos com o desenvolvimento deste sistema, e a criação de um modelo de ensino que busca basear-se na Política de Educação Permanente em saúde, que legisla sobre pedagogias e metodologias de ensino no SUS, a proposta deste trabalho é discutir qual o potencial pedagógico a ser explorado nas estruturas organizativas das Residências Multiprofissionais em Saúde para formação de um saber coletivo no campo da saúde.
Palavras-chave: PSICOLOGIA SOCIAL
SAÚDE COLETIVA
SAÚDE PÚBLICA
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: OLIVEIRA, Cathana Freitas de. A residência multiprofissional em saúde como possibilidade de formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde. 2009. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/676
Data de defesa: 4-Mar-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
415823.pdfTexto Completo277,8 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.