Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671
Document type: Dissertação
Title: Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
Author: Busnello, Fernanda de Bastani 
Advisor: Kristensen, Christian Haag
Abstract (native): A presente dissertação é composta de três estudos, sendo um teórico e dois empíricos, apresentados na forma de artigos. O artigo teórico teve como objetivo verificar as implicações dos eventos de vida estressores, do estresse e das estratégias de coping utilizadas por adolescentes na aprendizagem. Assim, foram explorados os aspectos ambientais, a neurobiologia do estresse e o papel da resiliência em circunstâncias de vida adversas. Os artigos empíricos tiveram natureza descritiva, com dados quantitativos, em um delineamento ex-post-facto, do tipo correlacional. Deste modo, o segundo artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a associação entre eventos estressores, sintomas de estresse e desempenho escolar em adolescentes. Assim, verificou-se a prevalência de estresse em uma amostra de adolescentes, as diferenças no índice de reprovação entre adolescentes com e sem estresse, a associação entre os grupos de sintomas de estresse e o desempenho escolar. Avaliou-se, também, a freqüência e o impacto atribuído pelos indivíduos aos eventos estressores, relacionando esses dados quanto às diferenças entre os sexos e em relação aos índices de aprovação e reprovação. No terceiro artigo foram examinadas as estratégias de coping utilizadas por adolescentes diante de eventos estressores. Além disso, foram verificados sintomas de estresse da amostra. Os achados sugerem uma importante interação entre a exposição a eventos estressores, a manifestação de sintomas de estresse e o prejuízo no desempenho escolar.
Keywords: PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
APRENDIZAGEM
DESEMPENHO ESCOLAR
ESTRESSE (PSICOLOGIA)
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: BUSNELLO, Fernanda de Bastani. Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671
Issue Date: 21-Jan-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
413053.pdfTexto Completo696.73 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.