Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671
Tipo do documento: Dissertação
Título: Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes
Autor: Busnello, Fernanda de Bastani 
Primeiro orientador: Kristensen, Christian Haag
Resumo: A presente dissertação é composta de três estudos, sendo um teórico e dois empíricos, apresentados na forma de artigos. O artigo teórico teve como objetivo verificar as implicações dos eventos de vida estressores, do estresse e das estratégias de coping utilizadas por adolescentes na aprendizagem. Assim, foram explorados os aspectos ambientais, a neurobiologia do estresse e o papel da resiliência em circunstâncias de vida adversas. Os artigos empíricos tiveram natureza descritiva, com dados quantitativos, em um delineamento ex-post-facto, do tipo correlacional. Deste modo, o segundo artigo apresenta um estudo cujo objetivo foi investigar a associação entre eventos estressores, sintomas de estresse e desempenho escolar em adolescentes. Assim, verificou-se a prevalência de estresse em uma amostra de adolescentes, as diferenças no índice de reprovação entre adolescentes com e sem estresse, a associação entre os grupos de sintomas de estresse e o desempenho escolar. Avaliou-se, também, a freqüência e o impacto atribuído pelos indivíduos aos eventos estressores, relacionando esses dados quanto às diferenças entre os sexos e em relação aos índices de aprovação e reprovação. No terceiro artigo foram examinadas as estratégias de coping utilizadas por adolescentes diante de eventos estressores. Além disso, foram verificados sintomas de estresse da amostra. Os achados sugerem uma importante interação entre a exposição a eventos estressores, a manifestação de sintomas de estresse e o prejuízo no desempenho escolar.
Palavras-chave: PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
APRENDIZAGEM
DESEMPENHO ESCOLAR
ESTRESSE (PSICOLOGIA)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: BUSNELLO, Fernanda de Bastani. Eventos estressores, estratégias de coping e desempenho escolar em adolescentes. 2009. 102 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/671
Data de defesa: 21-Jan-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
413053.pdfTexto Completo696,73 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.