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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6685
Document type: Dissertação
Title: Estudo das propriedades psicométricas da versão em português do Posttraumatic Growth Inventory
Author: SIlva, Thiago Loreto Garcia da 
Advisor: Kristensen, Christian Haag
First advisor-co: Gauer, Gustavo
Abstract (native): O crescimento pós-traumático (CPT) é um dos conceitos mais utilizados para avaliar mudanças psicológicas positivas após a vivência de um evento traumático. O CPT é definido como resultado do enfrentamento de uma crise importante na vida ou evento traumático e pode ser alcançado como consequência do processo de tentar entender o evento (por exemplo, ruminação) e do esforço cognitivo ao reorganizar crenças e pressupostos centrais abaladas pelo evento estressor. As principais escalas utilizadas internacionalmente para avaliar esse fenômeno ainda não possuem uma versão em Português Brasileiro. Este estudo teve como objetivo traduzir e adaptar para o contexto brasileiro o Inventário de Crescimento Pós- Traumático (PTGI), o Core Inventory Crenças (CBI), e o Event-Related Rumination Inventory (ERRI). Além disso, buscou-se analisar as propriedades psicométricas do PTGI, incluindo, estrutura fatorial, a confiabilidade (consistência interna) e medidas de validade de constructo e convergente em uma população estudantil universitária não clínica brasileira. Os procedimentos de adaptação incluíram tradução, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas, e teste-piloto na populaçãoalvo. Todos os itens dos três instrumentos tiveram um bom índice de validade de conteúdo após avaliação por quatro peritos e três reformulações. A retrotradução da versão final também demonstrou que todas as versões do português brasileiro transmitem o mesmo significado que a versão original em Inglês. O estudo de validação do PTGI incluiu 300 estudantes universitários, com idade média de 23,9 (DP = 6,8) e 65,3% do sexo feminino. Além do PTGI, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, BDI-II para avaliação de sintomas depressivos, LEC-5 para avaliação de eventos traumáticos, PCL-C para avaliação de sintomas pós-traumáticos e o MR-25 – marcadores reduzidos para avaliação da personalidade. A versão de 18 itens do PTGI brasileiro (PTGI-B) mostraram uma boa confiabilidade com Chronbach Aplha (α = 0,91). Todas as subescalas também mostraram uma confiabilidade acima do aceitável: Relações com os outros= 0,84, Novas Possibilidades = 0,83, Força Pessoal = 0,70, Mudanças Espirituais= 0,85 e Apreciação da Vida = 0,81. A versão brasileira do PTGI mostrou a mesma estrutura de cinco fatores do instrumento original. Além disso, as medidas de confiabilidade apresentaram uma boa consistência interna da medida e seus fatores. Tais resultados apresentam evidências de propriedades psicométricas do PTGI-B, demonstrando que a escala é uma ferramenta útil para avaliação psicológica de experiências de crescimento. Espera-se que explorar CPT em culturas latinas como o Brasil possa contribuir com o entendimento da construção CPT.
Abstract (english): Post-traumatic growth (PTG) is one of the concepts used to assess positive psychological changes after the experience of a traumatic event. The PTG is defined as a result of coping with a major life crisis or traumatic event and can be achieved as a result of the efforts to give some sense to this traumatic event (eg, rumination) and cognitive effort to reorganize beliefs and core assumptions shaken by the stressor. The main international scales used to assess this phenomenon does not yet have a version in Brazilian Portuguese. This study aimed to translate and adapt to the Brazilian context the Post-Traumatic Growth Inventory (PTGI), Core Beliefs Inventory (CBI), and Event-Related Rumination Inventory (ERRI). In addition, it aimed to analyze the psychometric properties of PTGI, including, factor structure, reliability (internal consistency), construct and convergent validity measures in a sample of non-clinic, Brazilian university student. Adaptation procedures included translation, back-translation, evaluation by a committee of experts, and pilot testing in the target population. All items of the three instruments had good content validity index after evaluation by four experts and three reformulations. The back-translation of the final version also demonstrated that all versions of Brazilian Portuguese convey the same meaning as the original version in English. The PTGI validation study included 300 college students with a mean age of 23.9 (SD = 6.8) and 65.3% female. Besides the PTGI, the following instruments were used: sociodemographic questionnaire, BDI-II to assess depressive symptoms, LEC-5 for assessment of traumatic events, PCL-C for evaluation of post-traumatic symptoms and the MR-25 - reduced markers for personality assessment. The version of 18 items of the Brazilian PTGI (PTGI-B) showed good reliability with Chronbach Aplha (α = 0.91). All subscales also showed a higher than acceptable reliability: Relations with others = 0.84, = 0.83 New Possibilities, Personal Strength = 0.70, = 0.85 Spiritual Changes and Appreciation of Life = 0.81. The Brazilian version of PTGI showed the same structure of five factors of the original instrument. In addition, the reliability of measurements showed a good internal consistency of the measure and its factors. These results provide evidence of psychometric properties of PTGI-B, showing that the scale is a useful tool for psychological assessment of growth experiences. Explore PTG in Latin cultures such as Brazil can contribute to the understanding of PTG construction.
Keywords: ESTRESSE
TRAUMAS PSICOLÓGICOS
TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO
PSICOMETRIA
PSICOLOGIA
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Psicologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6685
Issue Date: 29-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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