Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6325
Document type: Dissertação
Title: Validação de campo do integrative medicine attitude questionnaire (IMAQ) para uso no Brasil
Author: Pinheiro, Leonardo de Souza e Silva 
Advisor: Costa, Bartira Ercília Pinheiro da
Abstract (native): Objetivos: Traduzir, adaptar e validar um questionário que possa avaliar a atitude de alunos da área da saúde frente às Práticas Integrativas e Complementares. Métodos: Estudo de delineamento transversal, observacional, realizado com graduandos da Faculdade de Medicina da PUCRS, em 2014. O instrumento Integrative Medicine AttitudeQuestionnaire, previamente validado com 29 itens respondidos em escala Likert com 7 opções, foi traduzido, retraduzido, realizadas as devidas correções semânticas e adaptações culturais. O estudo foi aprovado pelas Comissão Científica e Comitê de Ética da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Para análise dos dados foi utilizado o αde Cronbach e Efeito Teto Chão e correlação de Spearmann. P< a 0,05 foi considerado estatisticamente significativo. Resultados: Dentre os 300 convidados a participar do estudo, 172 aceitaram participar, não havendo perda quanto a questionários incompletos. Cento e duas participantes eram do sexo feminino. O α de Cronbach total do instrumento foi de 0,717. Para correlação de Spearman, apenas ositens5 e 27 não apresentaram valor de p significativo. Na análise do Efeito Teto e Efeito Chão, apenas 6 itens obtiveram Efeito Teto, e 6 o Efeito Chão. Conclusão: Os autores optaram por não retirar nenhum item, mesmo encontrando valores de Efeito Teto e Efeito Chão para 12 itens, porém acredita-se que isto se deva àopinião da população estudada, tornando-se necessário aumentar o tamanho amostral a fim de definir a exclusão ou não de questões aparentemente menos sensíveis à captação da opinião sobre Práticas Integrativas e Complementares.
Abstract (english): Objectives: To translate, adapt and validate a questionnaire that assesses the attitude of health area students toward Complementary and Alternative Medicine (CAM). Methods: Cross-sectional, observational and prospective study. The Integrative Medicine Attitude Questionnaire is a 29-item, 7-point Likert scale rated instrument, which was translated into Brazilian Portuguese, back-translated into English, semantically corrected and culturally adapted in order to reach its final version. Cronbach's alpha, Spearman Correlation and Ceiling/ Floor Effect were used for data analysis. Results: Among 300 eligible students, 265 were present during study invitation, 172 agreed to participate, 59.3% were female, there were no losses related to incomplete questionnaires. The analysis of the responses of the instruments resulted in Cronbach's alpha of 0.717; Spearman correlation between total and individual responses means were not significant to items 5 and 27; Ceiling Effect was detected in six items and Floor Effect in other six. Conclusion: The Brazilian Portuguese version of the instrument is valid; some items can be removed without result interference of the research. It seems that the performance of the answers to some statements was related to a certain lack of knowledge regarding Eastern therapies. Factor analysis may be the choice strategy for precisely pointing out the items to be suppressed.
Keywords: MEDICINA
EDUCAÇÃO MÉDICA
INTERDISCIPLINARIDADE (EDUCAÇÃO)
MÉDICOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ESTUDANTES DE MEDICINA
CNPQ Knowledge Areas: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6325
Issue Date: 27-Mar-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
475279 - Texto Completo.pdfTexto Completo5.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.