Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6222
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise dos pressupostos metodológicos da utilização da planilha na educação : revisão de dissertações |
Autor: | Milão, Sílvia Monteiro |
Primeiro orientador: | Viali, Lorí |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema a utilização do computador em sala de aula, em especial o uso da planilha e apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, realizada nas seis dissertações defendidas nos últimos quatros anos que constam no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas quais os mestrandos utilizaram a Planilha em suas propostas didáticas para turmas de Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é compreender, por meio da investigação, os processos metodológicos utilizados nas pesquisas acadêmicas, no que diz respeito à utilização do computador em sala de aula, em especial ao uso das planilhas de cálculo. A metodologia utilizada para análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva (ATD), baseada em Moraes e Galiazzi (2011). A fundamentação teórica apresenta um panorama da evolução da informática na educação, a distinção entre as correntes teóricas que utilizam o computador em sala de aula, e uma orientação sobre o recurso Planilha. Como resultado, a utilização da Planilha como ferramenta de aprendizagem matemática foi considerada viável, sendo possível utilizá-la em diferentes contextos e com diferentes metodologias de ensino. |
Abstract: | This work aims to explore the use of computers in the classroom environment, especially the use of spreadsheet. It also presents the results of a literature and qualitative review that has been conducted in six dissertations over the last four years, according to the site of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), in which master students used the Spreadsheet in their didactic proposals for Elementary and High School classes. The goal is to understand, through research, the methodological processes used in academic research, with regard to computer use in classroom, particularly the use of spreadsheet of calculation. The methodology used for data analysis was the Discursive Textual Analysis (DTA) based on Moraes and Galiazzi (2001). The theoretical framework presents a view of the evolution of Information Technology in education and the contrast between theoretical lines, using the computer in the classroom and guidance on the use of Spreadsheet. As a result, the use of Spreadsheet as a tool of mathematics learning was considered not only viable and possible of being used in different contexts, but also with different teaching methodologies. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO ENSINO - METODOLOGIA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO PLANILHAS ELETRÔNICAS (COMPUTAÇÃO) |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Física |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6222 |
Data de defesa: | 30-Abr-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
472417 - Texto Completo.pdf | Texto Completo | 1,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.