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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/599
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Pensar a supervisão de estágio em Serviço Social : ser ou não ser, eis a questão! |
Autor: | Lewgoy, Alzira Maria Baptista ![]() |
Primeiro orientador: | Mendes, Jussara Maria Rosa |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de supervisão de estágio em Serviço Social e sua relação com o projeto ético-politico, na efetivação da competência profissional. Almeja conhecer como se constituiu o processo de supervisão de estágio, a fim de propor estratégias que contribuam para a efetivação da competência profissional nas dimensões ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa e, desse modo, reafirmar o significado social da profissão. Busca, ainda, identificar de que modo o processo de supervisão possibilita o exercício da competência e das habilidades previstas no atual projeto profissional, no intuito de fortalecê-las, bem como dar visibilidade a esse processo sob a ótica dos supervisores acadêmicos e de campo e de alunos-estagiários, tendo em vista a atual lógica curricular que norteia a formação profissional. A metodologia utilizada é qualitativa, e a técnica para o exame das informações é a Análise de Conteúdo. O corpus de análise constituise de documentos, como os artigos publicados sobre a temática nos anais e revistas dos eventos científicos promovidos pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), realizados no período de 1996 a 2004. Envolve também depoimentos de docentes do Serviço Social e grupos focais com os assistentes sociais-supervisores de campo e os discentes. Nessa dimensão teórico-metodológica, supervisão de estágio em Serviço Social é instância que articula e dá visibilidade para as inter-relações entre instituições, sujeitos e outras áreas de saberes e para as dimensões ético-política e teórico-metodológica, como requisito à técnico-operativa, as quais asseguram a competência profissional. É uma construção sociohistórica, instituindo-se como processo que pressupõe ver sobre, não no sentido de superior, mas de modo perspectivado, incorporando a história, as contradições e as superações. Constitui-se em espaço afirmativo de formação e de mediações no processo de formação e de exercício profissional |
Palavras-chave: | SERVIÇO SOCIAL - FORMAÇÃO PROFISSIONAL SERVIÇO SOCIAL - PRÁTICA PROFISSIONAL ESTÁGIO CURRICULAR - SUPERVISÃO ASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Pensar a supervisão de estágio em Serviço Social : ser ou não ser, eis a questão!. 2007. 264 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/599 |
Data de defesa: | 5-Mar-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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390659.pdf | Texto Completo | 878,63 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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