Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/594
Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas sociais alternativas à institucionalização de idosos em municípios da região das Missões no Rio Grande do Sul
Autor: Pessôa, Elisângela Maia 
Primeiro orientador: Bulla, Leonia Capaverde
Resumo: Este trabalho refere-se à pesquisa desenvolvida durante a realização do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS. Seu objetivo foi analisar como as políticas sociais voltadas ao idoso em municípios da Região das Missões no Rio Grande do Sul, podem constituir alternativa à institucionalização, com vistas a propor alternativa e estratégias voltadas à melhoria da qualidade de vida do idoso. A escolha do tema deve-se ao fato de que, nas últimas décadas do século XX, houve aumento significativo de idosos no país, pois a expectativa de vida dessa população tem se acentuado. A questão da institucionalização de idosos tem, no entanto, ensejado opiniões diversas, pois o idoso na contemporaneidade tanto pode ser venerado, como excluído dos processos sociais, considerando que a institucionalização pode constituir-se um processo doloroso para o idoso. Essas perspectivas motivam questionamentos quanto às possíveis possibilidades que podem ser implementadas para que não haja necessidade de ocorrer a institucionalização. Foi utilizado o método dialético-crítico para realizar a leitura e o desvelamento da realidade, com base em suas categorias teórico-metodológicas de análise (Historicidade, Totalidade e Contradição). Num primeiro momento, foram definidas as seguintes categorias teóricotemáticas: Política Social, Envelhecimento e Institucionalização. Em seguida, foi realizada a coleta dos dados com envio de questionário a todas as Secretarias de Assistência Social dos municípios da Região das Missões das quais apenas oito participaram da pesquisa, e dois formulários, aplicados por meio de entrevista, com 20 idosos e 18 familiares indicados pelos entrevistados, domiciliados na Região das Missões. Os dados qualitativos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Nessa etapa, emergiu uma categoria teórico-temática empírica: a autonomia. Com a efetivação desta pesquisa pode-se verificar que, nos oito municípios pesquisados da Região das Missões, praticamente inexiste, de forma organizada, uma rede de atendimento ao idoso, embora haja reconhecimento da necessidade disso.
Palavras-chave: IDOSOS - ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLÍTICA SOCIAL - RIO GRANDE DO SUL
ENVELHECIMENTO - ASPECTOS SOCIAIS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: PESSÔA, Elisângela Maia. Políticas sociais alternativas à institucionalização de idosos em municípios da região das Missões no Rio Grande do Sul. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/594
Data de defesa: 8-Mar-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
390139.pdfTexto Completo922,13 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.