Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Paloma-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4499448Z3por
dc.contributor.advisor1Vitória, Maria Inês Côrte-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739394U6por
dc.date.accessioned2015-04-17T17:26:17Z-
dc.date.issued2015-01-28-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5917-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo analisar a percepção dos discentes do ensino superior – curso de graduação em Pedagogia – focando nos recursos tecnológicos de informação e comunicação que evidenciam contribuir nos processos de aprendizagem discente. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo e quantitativo, a partir de um estudo de caso e de pesquisa documental realizados numa IES da cidade de Porto Alegre. Para coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturas e observação participante. Os principais resultados encontrados foram: aprendem melhor através da escrita (93%); através da audição (64%); através da oralidade (29%); através de pesquisas virtuais (21%). No que tange ao favorecimento da aprendizagem, temos como resultado: vídeos (93%), leituras (79%), computadores/tablets (64%), palestras/seminários (14%) e cine fórum (21%). O Chat, no entendimento dos sujeitos pesquisados, não contribui. Figura como resultado, ainda, a preferência pela leitura em livros impressos (64%); E-Book (21%); 15% utilizam as duas formas. Os principais teóricos e autores que apoiam esse trabalho são Levy, Moran, Martins, Giraffa, Cortella, Fernandes, Freire, Morosini, Tardif, Castells e Zabalza.por
dc.description.abstractThe purpose of this research is to analyze the perception of the professors from the Pedagogy School, focusing in their IT resources and communications in face to contribute in the students’ learning process. The methodologies used were both Qualitative and Quantitative, based on a case study made in a graduation school in the city of Porto Alegre. To collect the data, semi structured interviews and observations were carried on. The results found were: they learn more through writing (93%), listening (64%), talking (29%), Internet research (21%). To promote learning, the results show: videos (93%), reading (79%), computers/tablets (64%), lectures (14%) and “cine forum” (21%). The perception of who were interviewed was that the Chat doesn’t help. Another result found was that they prefer books (64%), ebooks (21%), use both (15%). The main authors used to support this work are Levy, Moran, Martins, Giraffa, Cortella, Fernandes, Freire, Marosini, Tardif, Castells and Zabalza.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-04-17T17:26:17Z No. of bitstreams: 1 467321 - Texto Completo.pdf: 1198837 bytes, checksum: 1943ec8d63f822128ff4037d82223c54 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-17T17:26:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 467321 - Texto Completo.pdf: 1198837 bytes, checksum: 1943ec8d63f822128ff4037d82223c54 (MD5) Previous issue date: 2015-01-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17662/467321%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectPROFESSORES - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA percepção dos discentes quanto aos recursos tecnológicos de informação e comunicação que contribuem nos processos de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
467321 - Texto Completo.pdfTexto Completo1,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.