Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5845
Document type: Dissertação
Title: A influência da conferência de Medellín na vida eclesial da arquidiocese de Porto Alegre no período de 1968 a 1979
Author: Reichert, Leonardo 
Advisor: Hackmann, Geraldo Luiz Borges
Abstract (native): A presente pesquisa aborda a influência, na Arquidiocese de Porto Alegre - Rio Grande do Sul, da II Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, acontecida na cidade de Medellín - Colômbia, em 1968. O objetivo desta Conferência foi aplicar as resoluções do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965) para a América Latina. A pesquisa inicia com um estudo sobre a Conferência, para passar a analisar a sua influência teológica e pastoral na Arquidiocese de Porto Alegre, nos anos setenta, ou seja, no intervalo entre esta Conferência e a seguinte, realizada em Puebla - México, em 1979. Apesar da natural resistência a Medellín, constatou-se que ela proporcionou um notável impulso eclesial nesta Igreja Particular, favorecendo a formação da consciência de que a Igreja é uma comunidade de irmãos e todos juntos devem evangelizar, respondendo aos desafios próprios do momento histórico. Foram criados diversos projetos pastorais que contemplaram, de modo especial, a promoção humana, a família, a juventude, a catequese e a liturgia, além de conselhos e comissões, que resultaram em um legado de formação de liderança religiosa e laical. Assim, proporcionou atualização teológica e renovação pastoral. O Sínodo Arquidiocesano de 1970 adquiriu relevância nesta caminhada pós-Medellín e tornou-se determinante para a atualização teológica do clero e a renovação pastoral, gerando um período de despertar de forças vivas, sob a coordenação do Arcebispo e dos Bispos-auxiliares, e com a participação efetiva do clero, dos religiosos, das religiosas e dos leigos.
Keywords: RELIGIÃO
ECLESIOLOGIA
IGREJA - AMÉRICA LATINA - CONFERÊNCIAS
ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE - HISTÓRIA
PASTORAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Teologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Teologia
Citation: REICHERT, Leonardo. A influência da conferência de Medellín na vida eclesial da arquidiocese de Porto Alegre no período de 1968 a 1979. 2011. 212 f. Dissertação (Mestrado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5845
Issue Date: 29-Mar-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Teologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
431683.pdfTexto Completo781.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.