Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/573
Tipo do documento: Tese
Título: Dando voz às mulheres participantes do esporte universitário : contradições e desafios para a prática esportiva
Autor: Hillebrand, Marinez Domeneghini
Primeiro orientador: Grossi, Patricia Krieger
Resumo: Este estudo pioneiro quanti-qualitativo, realizado no Parque Esportivo da PUC/RS entre abril e setembro de 2006, teve por objetivo compreender como a prática esportiva influenciou a qualidade de vida de 43 mulheres voluntárias e participantes do Esporte Universitário na PUC/RS. Desse total, 12 praticavam handebol; 11, futsal; 10, basquetebol; e 10, voleibol, com idades entre 17 e 26 anos. Na primeira fase do estudo, todas as participantes responderam a uma ficha de informações, a um Questionário de Avaliação de Qualidade de Vida (WHOQOL) e a uma ficha de dados complementares. Na segunda fase, foi aplicada uma entrevista semi-estruturada com quatro perguntas. Os dados coletados foram submetidos a uma avaliação estatística e a uma análise de conteúdo. Os resultados encontrados mostraram que essas mulheres possuem uma boa percepção de sua qualidade de vida para os cinco domínios avaliados pelo questionário (físico, psicológico, relações sociais, meio ambiente e geral). Dados como melhora da auto-estima, saúde e organização, bem como a ampliação do leque de amizades e da capacidade de trabalhar em grupo, coletados por meio das entrevistas, reforçaram essa percepção positiva da qualidade de vida. Esses achados estão em concordância com os da literatura, tanto nacional como internacional, sobre a importância do esporte como um fator de promoção da saúde e de inclusão social, levando a uma melhoria da qualidade de vida da população em geral. Também demonstrou-se que a aplicação do questionário foi insuficiente para uma coleta abrangente dos dados. A entrevista semi-estruturada com análise de conteúdo possibilitou o encontro de contradições entre o discurso e a prática esportiva dentro da universidade.Esforços, visando a superação de obstáculos, como a falta de apoio técnico e financeiro e os preconceitos de gênero envolvidos com a prática de determinados esportes por parte das mulheres, devem ser prioritários e mobilizar toda a sociedade, reforçando a importância da criação de mais e melhores políticas públicas e privadas para o esporte
Palavras-chave: EXERCÍCIOS FÍSICOS - MULHERES
QUALIDADE DE VIDA
ESPORTES NA UNIVERSIDADE
MULHERES NO ESPORTE
PUCRS - PARQUE DESPORTIVO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: HILLEBRAND, Marinez Domeneghini. Dando voz às mulheres participantes do esporte universitário : contradições e desafios para a prática esportiva. 2007. 162 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/573
Data de defesa: 22-Mar-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
389332.pdfTexto Completo711,64 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.