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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise das ações dos revendedores varejistas nos pontos de venda em relação à estratégia de reposicionamento da marca Havaianas
Autor: Breunig, Jairo
Primeiro orientador: Oliveira, Leonardo Rocha de
Resumo: Estratégias competitivas podem envolver diversos aspectos da empresa, desde fatores tangíveis como custos de produção a intangíveis como o valor da marca. Neste caso, estratégias de valorização da marca incluem ações do fabricante que se refletem sobre os revendedores de suas marcas, exigindo que ambas estejam em sintonia. O objetivo deste trabalho é comparar as ações realizadas pelos revendedores varejistas com a estratégia de reposicionamento da marca Havaianas, produzida pela empresa Alpargatas. Este trabalho foi realizado por meio de pesquisa exploratória, com a utilização de um roteiro de perguntas semi-estruturado, e analisa as ações dos revendedores do varejo calçadista do sul do Brasil. Foram entrevistados proprietários e gerentes de empresas revendedoras de produtos da marca Havaianas na região sul do Brasil. Para as entrevistas foi utilizado questionário semiestruturado com análise qualitativa para compreender as ações destes revendedores, considerando fatores que agregam valor a uma marca. A análise das ações no ponto de venda foi baseada em cinco dimensões de análise: (i) confiança na marca, (ii) satisfação dos clientes, (iii) consciência ou lembrança da marca, (iv) vínculos duradouros e (v) fidelidade ou lealdade à marca. Foi verificado que todos os revendedores estão cientes da estratégia de reposicionamento de Havaianas, mas nem todas as suas ações estão alinhadas a esta estratégia. O trabalho evidencia que a preocupação maior com o sucesso da estratégia de uma marca no ponto de vendas deve ser do proprietário da marca, principalmente quando ela divide espaço com concorrentes. Foi constatado que os varejistas que não trabalham com marcas ou produtos concorrentes têm uma preocupação maior em agregar valor à estratégia da marca Havaianas do que os demais. Também foi possível perceber que as ações dos varejistas estão mais preocupadas com sua própria estratégia de posicionamento, principalmente considerando o segmento em que atuam, do que com as estratégias de seus fornecedores ou de suas marcas
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
COMPETITIVIDADE
VENDAS - ESTRATÉGIAS
VAREJO - ESTRATÉGIAS
MARCAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: BREUNIG, Jairo. Análise das ações dos revendedores varejistas nos pontos de venda em relação à estratégia de reposicionamento da marca Havaianas. 2007. 113 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5679
Data de defesa: 8-Jan-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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