Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5627
Tipo do documento: Dissertação
Título: Orientação para o mercado, criatividade, sucesso em novos produtos : um estudo de caso em uma empresa de alta tecnologia
Autor: Horta, Daniela Miranda Oliveira 
Primeiro orientador: Sampaio, Claudio Hoffmann
Resumo: As quebras de barreiras geográficas proporcionadas pelas novas tecnologias, principalmente pela internet, geram um novo cenário empresarial, que alia um ambiente extremamente competitivo a um consumidor mais exigente devido à ampla gama de informação que tem acesso. Tal fato faz com que muitas empresas de alta tecnologia atuem de forma orientada para o mercado, buscando assim agregar valor a seus produtos. Entretanto, as palavras inovação e/ou criatividade também vêm sendo proclamadas como ferramentas de diferencial estratégico, uma vez que podem ser elementos determinantes para o sucesso em novos produtos. Assim sendo, o presente trabalho visa analisar os motivos da influência entre a orientação para o mercado e a criatividade apresentada em novos produtos, tomando por base o modelo conceitual de criatividade de Im e Workman (2004). Além disso, visa analisar a relação entre o sucesso em novos produtos e a criatividade por ele apresentada. O estudo foi desenvolvido em três partes, sendo a primeira a revisão bibliográfica sobre os construtos. Na segunda parte, foi realizada uma adaptação do modelo de Im e Workman (2004), assim como foram aplicadas entrevistas em profundidade em uma empresa de alta tecnologia. Na parte final do trabalho, é realizada a análise dos resultados, comparando-os à bibliografia apresentada. Os resultados parecem indicar que uma empresa, cuja cultura seja a orientação para o mercado, tem a tendência de disponibilizar uma ampla gama de informações mercadológicas a sua equipe. Por sua vez, essa informação poderá fomentar o pensamento divergente, gerador de idéias que podem resultar na criação de novos produtos que sejam percebidos como inovadores e com significado pelos consumidores, propiciando uma vantagem competitiva, e, conseqüentemente, o sucesso desses novos produtos
Palavras-chave: MERCADO - ADMINISTRAÇÃO
CRIATIVIDADE (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS)
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: HORTA, Daniela Miranda Oliveira. Orientação para o mercado, criatividade, sucesso em novos produtos : um estudo de caso em uma empresa de alta tecnologia. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5627
Data de defesa: 15-Set-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
386614.pdfTexto Completo792,58 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.