Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5623
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo sobre as competências dos CIOs : a visão dos gestores no Brasil e nos Estados Unidos
Autor: Becker, Carlos Alberto
Primeiro orientador: Luciano, Edimara Mezzomo
Resumo: Inseridas em um mercado cada vez mais competitivo e global, as empresas buscam estabelecer e manter vantagens competitivas duradouras. A Tecnologia da Informação tem um papel importante nesse contexto, embora existam diferentes teorias para explicar esse fenômeno. Ao longo das últimas décadas, as grandes mudanças ocorridas no cenário de negócios foram acompanhadas por grandes evoluções na TI. As empresas passaram a enfrentar desafios crescentes para alinhar e integrar TI e negócio, tanto para garantir a sustentação do negócio quanto para permitir a sua evolução e inovação pelo uso da TI. Apenas as iniciativas tradicionais de aumento de qualidade e produtividade não garantem a sustentação ou incremento de posições no mercado, levando as empresas a buscar novas soluções nas áreas estratégicas e de pessoas, como é o caso da gestão por competências. Nesse contexto, estudar as competências do Chief Information Officer (CIO) se mostra relevante. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as competências dos gestores seniores de TI (CIOs) sob a perspectiva de gestores de negócio e de TI, de empresas localizadas no Brasil e nos Estados Unidos da América. Nesta pesquisa, as competências individuais dos gestores sênior de TI (CIOs) foram compiladas a partir de oito publicações nacionais e internacionais, uma categorização foi elaborada e refinada através de um focus group envolvendo onze especialistas de mercado e academia. O instrumento foi submetido na forma de uma survey para entidades representativas no Brasil e EUA e obteve-se 194 respostas válidas de gestores de níveis intermediário e superior, de médias e grandes empresas localizadas nos dois países. A abordagem adotada nesta pesquisa é diferenciada por analisar de forma comparativa a opinião dos gestores de negócio e de TI. Com isso, busca-se identificar as diferenças de enfoque e obter uma visão mais voltada para a competência como ação e não apenas como potencial. Os resultados da pesquisa demonstram que as competências propostas no modelo são relevantes e possuem alto grau de disseminação entre os CIOs nos dois países. De uma forma geral, os dados da pesquisa demonstram que a percepção dos gestores de TI quanto às competências dos CIOs é mais elevada do que a percepção dos gestores de negócio. Os dados também demonstram que a percepção sobre as competências dos CIOs é mais elevada entre os respondentes norte-americanos do que entre os brasileiros.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
COMPETÊNCIA (ADMINISTRAÇÃO)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: BECKER, Carlos Alberto. Estudo sobre as competências dos CIOs : a visão dos gestores no Brasil e nos Estados Unidos. 2011. 298 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5623
Data de defesa: 29-Mar-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
432434.pdfTexto Completo3,6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.