Share record |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5609
Document type: | Dissertação |
Title: | Uma proposta de balanced scorecard e mapa estratégico para a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior privada |
Author: | Cassol, Maurício |
Advisor: | Rodrigues, Alziro César de Morais |
Abstract (native): | Esta dissertação trata de uma proposta de Balanced Scorecard (BSC) para a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior (IES) privada, confessional católica, sem fins lucrativos. O objetivo geral de elaborar uma proposta de BSC, ajustada à gestão estratégica da IES, partiu da identificação da missão, visão e objetivos do seu Plano Estratégico 2001-2010. Em seguida, com base nesses objetivos, foram definidas as perspectivas estratégicas de desempenho, nas quais foram classificados os objetivos, o que deu origem a uma proposta inicial de BSC composta de cinco perspectivas na seguinte ordem: 1) financeira; 2) clientes; 3) processos internos; 4) aprendizado e crescimento; e 5) comunidade. Essa proposta inicial, através de entrevistas de profundidade, passou por um processo de validação da sua estrutura. Os entrevistados, também estabeleceram as relações de causa e efeito entre os objetivos em cada uma das perspectivas. Esse processo deu origem então, ao mapa estratégico da instituição estruturado em quatro perspectivas nesta ordem: 1) financeira; 2) clientes; 3) processos internos; 4) aprendizado e crescimento. Dessa forma, o mapa estratégico da IES resultou da análise de documentos por parte do pesquisador agregada à visão dos entrevistados. Concluiu-se, nesta pesquisa, que o mapa estratégico proposto à IES ajuda a esclarecer a sua estratégia, mostrando com clareza a proposição de valor aos clientes, os processos internos necessários ao atendimento dessa proposição de valor e os ativos intangíveis, que são a base para a execução desses processos de forma excelente. A aplicação do mapa estratégico sob o Plano Estratégico 2001-2010 da IES, também, revelou gaps ou lacunas na estratégia da IES, que devem ser preenchidas. Assim, além de um sistema estratégico, o mapa estratégico revelou-se uma ferramenta de diagnóstico da estratégia da IES, salientando pontos falhos que devem ser revistos e melhorados. |
Keywords: | ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
Citation: | CASSOL, Maurício. Uma proposta de balanced scorecard e mapa estratégico para a gestão estratégica de uma instituição de ensino superior privada. 2006. 189 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5609 |
Issue Date: | 11-Jan-2006 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
344772.pdf | Texto Completo | 1,55 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.