Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5604
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma análise sobre as estratégias do setor de luxo do segmento de moda em São Paulo
Autor: Bortolin, Aline dos Santos
Primeiro orientador: Barcellos, Marcia Dutra de
Resumo: Em um cenário de crescente globalização, é imprescindível que as organizações adotem estratégias que as proporcionem ganhar e manter uma posição sustentável neste ambiente dinâmico. Nesse sentido, compreender quais são os fatores competitivos que impulsionam a tomada de decisão estratégica passa a ser uma informação valiosa para as empresas. Entre os setores que mais crescem, destaca-se o setor de luxo, que se encontra em franca expansão, principalmente nos países em desenvolvimento. Assim, neste trabalho, realizar-se-á uma análise sobre as estratégias utilizadas pelas organizações do setor de moda de luxo de São Paulo, através de uma pesquisa exploratória. O estudo consistiu na análise das estratégias juntamente com a identificação dos principais fatores competitivos do setor, a fim de que se possa entender como os mesmos se relacionam. Para isto, realizou-se uma análise setorial do setor de moda de luxo de São Paulo onde as principais estratégias identificadas no setor se deram em cinco dimensões: produto, marca, comunicação, ambiente (PDV) e serviços. Uma vez que as estratégias correspondentes às dimensões produto, marca, comunicação e ambiente são estabelecidas em sua maioria pelas empresas-mãe (que em geral possuem origem estrangeira), as estratégias da dimensão serviços são aquelas que permitem que as empresas estrangeiras que atuam no Brasil tenham maior autonomia para adaptá-las ao mercado brasileiro. Um exemplo são as estratégias de pagamento parcelado e atendimento personalizado, que não são comuns no mercado externo. Os fatores competitivos apontados como mais importantes para o setor de moda de luxo de São Paulo foram: atendimento personalizado, emoção, marca reconhecida e relacionamento com clientes.Registro revisadoEstes resultados indicam que a maioria dos fatores está relacionada à questão experiencial do luxo. Por fim, parece ser o indicado que as empresas atuantes no setor de moda de luxo em São Paulo invistam em estratégias de serviços, por ser este o fator que mais as diferencia no mercado brasileiro. Através da adoção de estratégias que visem maior intimidade no relacionamento com seus consumidores as empresas do setor poderão executar tais estratégias, oferecendo uma experiência positiva e exclusiva da sua marca com o consumidor.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMPETITIVIDADE
ESTRATÉGIA
SERVIÇOS AO CLIENTE
MODA
LUXO
MARCAS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: BORTOLIN, Aline dos Santos. Uma análise sobre as estratégias do setor de luxo do segmento de moda em São Paulo. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5604
Data de defesa: 30-Ago-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
426605.pdfTexto Completo1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.