Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5603
Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de instrumento para análise da incorporação da sustentabilidade em cadeia de suprimentos industrial : o caso de uma indústria automobilística
Autor: Dalé, Luíse Bispo da Costa 
Primeiro orientador: Hansen, Peter Bent
Resumo: A partir do processo de globalização da economia, o setor empresarial vem passando por diferentes mudanças. Temas como a preservação do meio ambiente e responsabilidade social passam a integrar a realidade das empresas, que na busca por vantagens competitivas, procuram atender os anseios de seus stakeholders, os quais têm pressionado de maneira mais enfática as empresas não somente pelo resultado econômico mas também por uma conduta ambientalmente correta e socialmente responsável. Outra mutação que merece destaque no meio empresarial é a transferência do eixo da competição entre firmas isoladas para a competição entre cadeias de suprimentos, fator de significativa relevância e que tende a gerar importantes benefícios às empresas que conseguirem estabelecer uma relação próxima e eficiente com os membros estratégicos que compõem sua cadeia de suprimentos. A presente pesquisa aborda a incorporação da sustentabilidade envolvendo os pilares econômico, ambiental e social no contexto das cadeias de suprimentos; questões importantes e cada vez mais frequentes nos ambientes empresarial e acadêmico. O objetivo geral desta pesquisa é propor um instrumento para análise da incorporação da sustentabilidade adequado às características das cadeias de suprimentos industriais. Para tanto, primeiramente foi realizada uma revisão da literatura sobre os temas sustentabilidade, cadeia de suprimentos, cadeia de suprimentos sustentável e escalas de maturidade, a qual foi utilizada como base para o desenvolvimento do instrumento proposto. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso único incorporado, com abordagem qualitativa e natureza exploratória, com a utilização de entrevistas em profundidade como técnica de coleta de dados. A unidade de análise foi uma cadeia de suprimentos do setor automobilístico gaúcho, sendo que foram investigados a empresa focal e oito membros críticos da respectiva cadeia. Os dados coletados foram analisados seguindo as orientações da análise temática de conteúdo. Dentre os resultados desta pesquisa, foi possível concluir que o instrumento final construído conseguiu contemplar seu propósito ao analisar a incorporação da sustentabilidade nas empresas pertencentes à cadeia em referência. Além disso, a pesquisa conseguiu demonstrar que há diferenças entre as exigências da empresa focal direcionadas aos membros sistemistas e membros externos e que a comunicação dos aspectos sustentáveis de maior relevância para a empresa focal não é feita de forma clara para seus membros.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
SUSTENTABILIDADE
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: DALÉ, Luíse Bispo da Costa. Proposta de instrumento para análise da incorporação da sustentabilidade em cadeia de suprimentos industrial : o caso de uma indústria automobilística. 2010. 190 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5603
Data de defesa: 11-Ago-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
426245.pdfTexto Completo4,11 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.