Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5590
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuição do modelo COBIT na governança corporativa e na governança de tecnologia da informação : desafios, problemas e benefícios de especialistas e CIO s
Autor: Giampaoli, Ricardo Zoldan 
Primeiro orientador: Testa, Maurício Gregianin
Resumo: As organizações têm realizado investimentos significativos na adoção de modelos, com o objetivo de alcançar a Governança de TI, aumentando, assim, sua performance perante as outras organizações, aderindo às regulamentações existentes e apoiando sua Governança Corporativa. O atual cenário das organizações influencia fortemente as empresas a buscarem soluções que aumentem sua competitividade, porém, muitas vezes, as empresas investem muito e tem pouco retorno, devido à dificuldade de implementação de novas práticas sugeridas pelos frameworks de mercado. Estas incertezas, juntamente com o grande número de variáveis envolvidas na adoção de um modelo de boas práticas dificultam para os gestores, que se mantenha o foco nos pontos mais essenciais. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as contribuições do modelo COBIT na Governança Corporativa e na Governança de Tecnologia da Informação: Desafios, Problemas e Benefícios na Percepção de Especialistas e CIO‟s. Procura-se ainda investigar quais são os desafios e problemas na adoção do modelo proposto (modelo mais associado à Governança de TI), além dos benefícios que o mesmo traz para a organização. Para isso, foram realizadas sete entrevistas, sendo três, com especialistas do assunto no Brasil, e quatro, com CIO‟s que utilizam o modelo. Os resultados da pesquisa apontaram a existência de seis desafios e problemas ligados à adoção do COBIT, sendo eles: a Cultura, a Maturidade, na qual a empresa se encontra, a Tropicalização necessária do modelo, a Interpretação e a Qualificação do mesmo, assim como a perpetuação das práticas adotadas pelo Tempo. Foram mapeados, também, os benefícios que o modelo traz para as cinco áreas foco da Governança de TI: o Alinhamento Estratégico, a Entrega de Valor nos serviços da TI, a Gestão de Recursos, a Gestão dos Riscos e a Mensuração da Performance; e os benefícios diretos e indiretos do COBIT para os cinco princípios básicos da Governança Corporativa: Proteção dos Acionistas, Equidade, Transparência, Normas e Controle.
Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
GOVERNANÇA CORPORATIVA
CULTURA ORGANIZACIONAL
COMPETITIVIDADE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citação: GIAMPAOLI, Ricardo Zoldan. Contribuição do modelo COBIT na governança corporativa e na governança de tecnologia da informação : desafios, problemas e benefícios de especialistas e CIO s. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5590
Data de defesa: 31-Mar-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
424153.pdfTexto Completo2,58 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.