Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5571
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As relações entre orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação : um estudo de caso em uma empresa de comunicação |
Autor: | Botin, Clarissa Müller |
Primeiro orientador: | Perin, Marcelo Gattermann |
Resumo: | Os esforços para compreender a natureza de potencialidades do marketing têm aumentado nos últimos anos conforme as perspectivas das influências dos recursos baseados na vantagem do competidor. O motivo das relações entre os construtos orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação tem sido objeto de vários estudos nos últimos anos, mas o assunto ainda permite que sejam feitas pesquisas no ambiente brasileiro de negócios, como é o caso desta dissertação. Visando um aprofundamento deste tema, esta dissertação teve como objetivo principal a avaliação das relações entre orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação. Desse modo, foi realizado um estudo qualitativo de natureza exploratória, tendo como estratégia de pesquisa o Estudo de Caso (YIN, 2001). A Unidade de Análise foi a empresa Rádio Ipanema, sendo os dados coletados através de análise de documentos e entrevistas em profundidade com executivos da organização. A análise de conteúdo das entrevistas e documentos proporcionou um conjunto de achados importantes para a compreensão do tema. Para a relação entre orientação para mercado e orientação para aprendizagem, os motivos que se destacaram foram a satisfação das necessidades dos clientes, o compartilhamento de informações, a geração de inteligência, a observação da concorrência e a capacidade de aprender. Para orientação para mercado e inovação são apresentados como motivos a orientação para o cliente, a melhoria nas atitudes de trabalho dos empregados e a cultura organizacional. Já para a relação entre orientação para aprendizagem e inovação estão a inteligência de mercado, valorização dos funcionários e a geração de novas idéias. Por fim, são apresentadas as implicações acadêmicas e gerenciais obtidas nos resultados do estudo, bem como, as limitações e recomendações de estudos futuros. |
Palavras-chave: | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MARKETING APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL CULTURA ORGANIZACIONAL MERCADO |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
Citação: | BOTIN, Clarissa Müller. As relações entre orientação para mercado, orientação para aprendizagem e inovação : um estudo de caso em uma empresa de comunicação. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5571 |
Data de defesa: | 13-Ago-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
417381.pdf | Texto Completo | 2,19 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.