Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5563
Document type: | Dissertação |
Title: | Análise das práticas de aprendizagem na formação de estratégias de uma concessionária de automóveis |
Author: | Ferreira, Marcus Vinicius de Moura ![]() |
Advisor: | Becker, Grace Vieira |
Abstract (native): | O presente estudo consiste em demonstrar possíveis influências das práticas de Aprendizagem Organizacional na formação de estratégias. Utilizou-se como metodologia para o desenvolvimento desta pesquisa o Estudo de Caso, tendo como empresa analisada uma Concessionária Ford tradicional do Sul do Brasil. A partir da revisão conceitual sobre estratégia e seu processo de formação, bem como sobre Aprendizagem Organizacional, focando em seus modelos e práticas, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas no Departamento de Vendas de Automóveis Novos, análise de documentos e observação. Como resultado, pôde-se constatar que a formalidade e a informalidade estão presentes no processo de formação das estratégias da Concessionária estudada, revelando que existem estratégias deliberadas e emergentes. Existe também um planejamento anual traçado pela Concessionária alinhado com as estratégias deliberadas pela Montadora. As concessionárias apresentam pouca capacidade de manobra em função do elevado poder de que dispõe a montadora; portanto, as estratégias emergentes são mais constantes para sobreviver no mercado. As práticas de aprendizagem identificadas no Departamento de Vendas foram: a Reflexão em Grupo, o Estudo de Casos, o Planejamento de Cenários e a Gestão de Pessoas. O Benchmarking e as Alianças Estratégicas não tiveram sua existência comprovada durante a pesquisa. A influência do aprendizado na formação de estratégias foi constatada de forma mais evidente no nível gerencial. A pesquisa demonstrou que existem práticas de aprendizagem que influenciam o processo de formação de estratégias. No caso analisado, não foi constatada Aprendizagem Organizacional, somente individual. |
Keywords: | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5563 |
Issue Date: | 27-Mar-2008 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
412658.pdf | Texto Completo | 420.87 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.