Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5550
Document type: Dissertação
Title: A influência da adaptação e da padronização do composto mercadológico sobre a performance das empresas : uma meta-análise
Author: Engels, Juliana 
Advisor: Brei, Vinícius Andrade
Abstract (native): Para manterem-se competitivas, muitas empresas vêm buscando novos mercados, mas a internacionalização de suas atividades requer um grande comprometimento. Questões culturais, ambientais e governamentais podem vir a afetar um dos principais objetivos da empresa: sua performance. Uma forma de conseguir bons resultados neste processo é definir muito bem suas estratégias, dentre elas, a do programa de marketing internacional. De tal modo, as empresas podem escolher entre padronizar ou adaptar seu produto, promoção, preço e distribuição. Assim, as hipóteses constantes no presente estudo sugerem a existência de uma influência positiva da padronização ou adaptação dos elementos do composto mercadológico sobre a performance de uma empresa. A fim de testá-las foi adotado o método de meta-análise. Para tanto foram acessados 16 artigos que compuseram a amostra. Com a análise dos dados obteve-se o effect size, através do qual se pode avaliar o tamanho ou força do efeito da relação existente entre as variáveis. Os resultados suportaram as hipóteses, destacando-se a relação entre adaptação do produto e performance, com um effect size elevado. As demais relações também foram confirmadas, mas o efeito mostrou-se mediano. Portanto, sugere-se a existência de uma influência positiva da adaptação ou padronização do composto mercadológico sobre a performance de uma empresa, cujo efeito é de média intensidade. Quanto às implicações acadêmicas, destacaram-se a importância da intensificação de pesquisas nesta área, especialmente a nível nacional, e a importância do detalhamento e precisão das análises estatísticas apresentadas em artigos. Por fim, a principal implicação gerencial é que estudos como este podem colaborar no processo de tomada de decisão feito pelas empresas, especialmente aquelas que ainda não estão atuando em mercados externos mas que almejam esse objetivo.
Keywords: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
MARKETING INTERNACIONAL
ADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIAS
MERCADO - PESQUISAS
MERCADO - ANÁLISE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citation: ENGELS, Juliana. A influência da adaptação e da padronização do composto mercadológico sobre a performance das empresas : uma meta-análise. 2008. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5550
Issue Date: 10-Jun-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
405366.pdfTexto Completo1,59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.