Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5538
Document type: Dissertação
Title: Ferramentas de comunicação em organizações não-governamentais
Author: Borba, Cláudia Paes
Advisor: Perin, Marcelo Gattermann
Abstract (native): No Brasil, organizações não-governamentais (ONGs), sem fins lucrativos surgidas durante o regime militar em defesa das desigualdades sociais, perfazem um universo de cerca de nove mil instituições no país. De características distintas das demais organizações sociais existentes, as ONGs baseiam-se pelo trabalho voluntário e lutam por diferentes causas sociais e por populações que vivem à margem da sociedade. As peculiaridades das ferramentas de comunicação, a partir da Comunicação Integrada de Marketing são analisadas sob a ótica destas organizações não-governamentais, identificando formas de atuação ora similares a empresas comerciais que visam lucro, ora totalmente distintas. Neste trabalho procurou-se analisar a relação de ferramentas de comunicação em ONGs, a partir da formulação de três objetivos específicos: identificar o processo de formação de comunicação nas ONGs selecionadas; verificar o objetivo da comunicação das ONGs selecionadas e identificar as peculiaridades das ferramentas de comunicação nas ONGs selecionadas. Foi realizada uma pesquisa exploratória e Estudo de Caso com duas ONGs da cidade de Porto Alegre. Para a coleta de dados foram utilizadas as técnicas de entrevistas, observação e análise de documentos. A análise de dados foi feita por categorias e nos resultados foram destacadas as relações existentes entre as diferentes ferramentas de comunicação e as peculiaridades da aplicação de ferramentas de comunicação no contexto das ONGs. As peculiaridades encontradas foram: ausência de recursos para ações de comunicação; ausência de departamentos e profissionais específicos para a área; uso mais intenso da propaganda comparado a outras ferramentas de comunicação, pertencentes à Comunicação Integrada de Marketing; dependência do trabalho voluntário; uso desigual das ferramentas de comunicação entre as ONGs estudadas; uso da ferramenta de comunicação para disseminação da causa social e para a captação de recursos e por fim, o uso de linguagem e veículos de comunicação de maneira similar às empresas que visam lucro.
Keywords: MARKETING
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia
Program: Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios
Citation: BORBA, Cláudia Paes. Ferramentas de comunicação em organizações não-governamentais. 2006. 189 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5538
Issue Date: 31-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
384245.pdfTexto Completo1.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.