Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5307
Document type: Dissertação
Title: Efeitos comportamentais do tratamento neonatal com um antagonista do receptor do peptídeo liberador de gastrina : perspectivas para um modelo animal de transtorno do desenvolvimento neurológico
Author: Torres, Juliana Presti 
Advisor: Schröder, Nadja
Abstract (native): O receptor do peptídeo liberador de gastrina (GRPR) vem sendo relacionado a doenças do sistema nervoso central, incluindo desordens do desenvolvimento neurológico associadas ao autismo. No presente estudo, analisamos os efeitos do bloqueio do GRPR duramte o período neonatal em medidas comportamentais relevantes em modelos animais de desordens do desenvolvimento neurológico. Ratos Wistar machos receberam injeções intraperitoneais (i.p) de salina (SAL) ou do antagonista do GRPR [D-Tpi6, Leu13 psi(CH2NH)-Leu14] bombesina (6-14) (RC-3095; 1 ou 10 mg/kg) duas vezes ao dia, do primeiro ao décimo dias de vida. Os animais tratados com RC-3095 demonstraram déficits pronunciados em interação social quando testados no período de 30-35 dias de idade. Prejuízos na retenção da memória 24h após o treino em ambas as tarefas; de reconhecimento do objeto novo (RON) e de esquiva inibitória, foram demonstrados quando os animais foram testados aos 60-71 dias de idade. O bloqueio neonatal do GRPR não afetou o comportamento em teste de memória de curta duração, 1,5h após o treino, tampouco o comportamento em campo aberto. As implicações desses achados em modelos animais de desordens do desenvolvimento neurológico são discutidas.
Keywords: BIOLOGIA CELULAR
NEUROLOGIA
MEMÓRIA
PEPTÍDIOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA::BIOLOGIA MOLECULAR
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Biociências
Program: Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular
Citation: TORRES, Juliana Presti. Efeitos comportamentais do tratamento neonatal com um antagonista do receptor do peptídeo liberador de gastrina : perspectivas para um modelo animal de transtorno do desenvolvimento neurológico. 2006. 68 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5307
Issue Date: 29-Jun-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
348257.pdfTexto Completo490,43 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.