Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4736
Document type: | Dissertação |
Title: | A implantação do novo modelo de ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul : laicidade e pluralismo religioso |
Author: | Ranquetat Júnior, Cesar Alberto ![]() |
Advisor: | Mariano, Ricardo |
Abstract (native): | Esta dissertação analisa, de uma perspectiva sociológica, o processo de implementação do novo modelo de ensino religioso nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul, em obediência à Lei federal 9.475/97, que estabelece que o ensino religioso é parte integrante da formação básica do cidadão e veda qualquer forma de doutrinação e proselitismo. Trata, também, da história do ensino religioso no Rio Grande do Sul e no Brasil e os embates ocorridos no passado e no presente, entre os grupos laicistas e a Igreja Católica, que ainda é o grupo religioso mais empenhado e influente na defesa e implementação dessa disciplina nas escolas públicas. Analisa as questões da secularização, da laicidade, do pluralismo e da relação entre Estado e igrejas no Brasil. Mostra que a nova configuração supraconfessional da disciplina de ensino religioso reflete, em parte, a pluralização do campo religioso brasileiro e, por conta disso, a crescente pressão sobre os agentes públicos para tratarem com isonomia as diferentes agremiações religiosas. Ao mesmo tempo, porém, demonstra a persistência, no Rio Grande do Sul, de práticas confessionais e proselitistas contrastantes com a proposta legal de uma disciplina de ensino religioso não-confessional e pluralista |
Keywords: | RELIGIÃO - ENSINO ENSINO PÚBLICO ESCOLAS - RIO GRANDE DO SUL - CATÁLOGOS RELIGIÃO - ASPECTOS SOCIAIS |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citation: | RANQUETAT JÚNIOR, Cesar Alberto. A implantação do novo modelo de ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul : laicidade e pluralismo religioso. 2007. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4736 |
Issue Date: | 28-Mar-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
389558.pdf | Texto Completo | 1 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.