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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4736
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ranquetat Júnior, Cesar Alberto | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4566246Y0 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mariano, Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727392Y4 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:46:18Z | - |
dc.date.available | 2007-04-26 | - |
dc.date.issued | 2007-03-28 | - |
dc.identifier.citation | RANQUETAT JÚNIOR, Cesar Alberto. A implantação do novo modelo de ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul : laicidade e pluralismo religioso. 2007. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4736 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação analisa, de uma perspectiva sociológica, o processo de implementação do novo modelo de ensino religioso nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul, em obediência à Lei federal 9.475/97, que estabelece que o ensino religioso é parte integrante da formação básica do cidadão e veda qualquer forma de doutrinação e proselitismo. Trata, também, da história do ensino religioso no Rio Grande do Sul e no Brasil e os embates ocorridos no passado e no presente, entre os grupos laicistas e a Igreja Católica, que ainda é o grupo religioso mais empenhado e influente na defesa e implementação dessa disciplina nas escolas públicas. Analisa as questões da secularização, da laicidade, do pluralismo e da relação entre Estado e igrejas no Brasil. Mostra que a nova configuração supraconfessional da disciplina de ensino religioso reflete, em parte, a pluralização do campo religioso brasileiro e, por conta disso, a crescente pressão sobre os agentes públicos para tratarem com isonomia as diferentes agremiações religiosas. Ao mesmo tempo, porém, demonstra a persistência, no Rio Grande do Sul, de práticas confessionais e proselitistas contrastantes com a proposta legal de uma disciplina de ensino religioso não-confessional e pluralista | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:46:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389558.pdf: 1026644 bytes, checksum: 60e08b2bde598dcade39ca0bfe9cc2ee (MD5) Previous issue date: 2007-03-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15321/389558.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | RELIGIÃO - ENSINO | por |
dc.subject | ENSINO PÚBLICO | por |
dc.subject | ESCOLAS - RIO GRANDE DO SUL - CATÁLOGOS | por |
dc.subject | RELIGIÃO - ASPECTOS SOCIAIS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.title | A implantação do novo modelo de ensino religioso nas escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul : laicidade e pluralismo religioso | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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389558.pdf | Texto Completo | 1 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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