Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4659
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação a distância : estudo comparativo do perfil e motivações dos alunos das instituições de ensino superior e das organizações corporativas |
Autor: | Azevedo, Deleuse Russi de |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Léo Peixoto |
Resumo: | A inserção das novas tecnologias de comunicação e informação não trouxe modificações somente no conhecimento, também o trabalho ao longo do tempo vem se remodelando com o uso de robôs e máquinas com tecnologia de ponta, o que de alguma forma trouxe implicações na formação do indivíduo, suas competências e habilidades. Houve mudanças na forma de educar este adulto, que ao contrário da criança, ao adquirir conhecimento quer aplicá-lo no seu dia-a-dia de trabalho, objetivando satisfação nas suas atividades, pois a aprendizagem do adulto está centrada nas experiências de vida. Na educação, principalmente na educação a distância, essas mudanças foram significativas socializando e democratizando o ensino. Com a globalização, as organizações têm um desafio a superar: inovar nas estratégias educacionais e profissionais que permitirão a atualização e o aperfeiçoamento constantes no mundo produtivo e nisso a educação corporativa tem muito a contribuir. Com a educação a distância foi se delineando um novo aluno, o aluno virtual que suscitou um estudo de seu perfil e motivação. A tecnologia de alguma forma influenciou o cotidiano das pessoas, não só com o uso do computador, equipamentos de última geração dentro de casa, mas também no lazer. A tecnologia vai aos poucos modificando a interação entre indivíduo e máquina, indivíduo-indivíduo, tornando-as virtuais. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA APRENDIZAGEM ESTUDANTES - BRASIL - PESQUISAS TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | AZEVEDO, Deleuse Russi de. Educação a distância : estudo comparativo do perfil e motivações dos alunos das instituições de ensino superior e das organizações corporativas. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4659 |
Data de defesa: | 16-Mar-2009 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
411696.pdf | Texto Completo | 532,94 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.