Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4624
Tipo do documento: Tese
Título: A comunicação e o turismo sexual : as garotas do Brasil - um olhar hermenêutico
Autor: Ferreira, Liciane Rossetto 
Primeiro orientador: Ramos, Roberto José
Resumo: O presente estudo, um olhar lançado sobre o Turismo Sexual, nas relações promovidas pela Comunicação entre turistas argentinos e moças da comunidade, em Florianópolis, Santa Catarina, no período de janeiro a abril de 2007, contempla uma Tríplice Análise da pesquisa, através da Hermenêutica em Profundidade (HP). Para a Análise Sociohistórica, buscamos a referência das categorias Globalização, em Thompson, Turismo, em Urry, e Atrativo Turístico, em Ruschmann, como uma subcategoria. A Semiologia barthesiana, é a técnica metodológica que norteia a Análise Formal ou Discursiva, ao priorizar a produção de sentido, que se dá à luz das categorias Discurso, Estereótipo, Mito, Cultura, Poder e Imaginário. O Turismo Sexual é um problema que, para ser contemplado, requer uma referência sociocultural, portanto, não seria possível pensá-lo fora da Comunicação. Nossa tese é que a Comunicação, através das Mídias de massa, seleciona aspectos da Cultura brasileira produzidas como espetáculo, e os apresenta com destaque, exaltando uma imagem generalizada, a partir de fragmentos, e que somada aos discursos que reforçam estereótipos e mitos em relação à nação, em especial às mulheres brasileiras, alimentam o Imaginário dos turistas, promovendo o Turismo Sexual. A pesquisa trouxe à tona uma interpretação do Turismo Sexual nas relações promovidas pela Comunicação, o que poderá contribuir no fomento das discussões sobre o tema. A primeira parte do estudo apresenta uma contextualização histórica do Turismo, com vistas a uma reflexão sobre sua evolução, até chegar em Florianópolis, onde procuramos caracterizar do desenvolvimento ao perfil turístico atual. Segue a esta a apresentação das categorias eleitas a priori para nossas análises. Na segunda parte do estudo é contemplado o perfil do método Hermenêutica de Profundidade, seus pressupostos teóricos e de que modo o aplicamos ao objeto de estudo. A partir daí serão apresentadas nossas pesquisas de campo, realizadas através de Grupos Focais, que compõem o nosso corpus, para então procedermos com a Tríplice Análise proposta por Thompson. Em nossas considerações apresentamos as sínteses das conclusões parciais oriundas das análises, a retomada das questões de pesquisa e dos objetivos.
Palavras-chave: TURISMO
PROSTITUIÇÃO - BRASI
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: FERREIRA, Liciane Rossetto. A comunicação e o turismo sexual : as garotas do Brasil - um olhar hermenêutico. 2007. 310 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4624
Data de defesa: 28-Ago-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
394678.pdfTexto Completo1,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.