Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4616
Document type: Tese
Title: O relacionamento com públicos como estratégia de comunicação nas organizações
Author: Bonfadini, Gerson José 
Advisor: Moura, Cláudia Peixoto de
Abstract (native): O relacionamento entre as organizações e seus públicos é tema de pesquisa que transita por diferentes áreas do conhecimento humano, tais como sociologia, antropologia, psicologia social, economia, administração e comunicação social. O crescente interesse pelo tema está atrelado a sua contemporaneidade, pois se relaciona, de forma direta, a expansão da globalização e, como decorrência, ao aumento da influência das organizações no cotidiano da humanidade. As áreas de Relações Públicas e de Marketing de Relacionamento, oriundas respectivamente, da Comunicação Social e da Administração, desenvolvem seus estudos perante diversos temas, mas em especial, o tema relacionamento entre as organizações e seus públicos tem centralizado seu foco. O tema relacionamento organizacional, nesta tese, foi estudado sob o contexto estratégico de comunicação, ou seja, analisa como as ações de relacionamento das organizações se tornam estratégias de comunicação percebidas e entendidas pelos públicos. Dentro deste enfoque foi definido o problema de pesquisa da tese: Quais são as ações de Relações Públicas e de Marketing de Relacionamento que contribuem para que o relacionamento organizacional se torne uma estratégia de comunicação? A resposta a este problema está vinculada à validação das hipóteses de trabalho e representadas pelas variáveis de relacionamento organizacional, oriundas da integração de categorias em comum às áreas pesquisadas (Relações Públicas e Marketing de Relacionamento) e de estratégias de comunicação desenvolvidas pelas organizações perante seus públicos. Foram selecionadas cinco categorias: Comprometimento, Confiança, Cooperação, Satisfação e Poder. A partir das categorias foram criadas 30 variáveis de relacionamento organizacional. As variáveis de relacionamento foram aplicadas por um instrumento de pesquisa aos públicos estratégicos de uma instituição de ensino superior. A aplicação do instrumento a campo possibilitou responder as hipóteses da tese: validação das categorias de pesquisa e avaliação da percepção dos públicos perante as ações relacionamento organizacional da instituição. O estudo, ainda, destaca que o tema deve ser retomado e o mesmo pode servir de base para novas pesquisas e abordagens no futuro.
Keywords: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
RELAÇÕES PÚBLICAS
MARKETING DE RELACIONAMENTO
ESTRATÉGIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: BONFADINI, Gerson José. O relacionamento com públicos como estratégia de comunicação nas organizações. 2007. 175 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4616
Issue Date: 29-Mar-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
391318.pdfTexto Completo1,08 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.