Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4610
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulheres digitais : uma tendência na comunicação visual pós-moderna
Autor: Bernardes, Saimon 
Primeiro orientador: Cauduro, Flávio Vinicius
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar como a comunicação visual pós-moderna está utilizando mulheres criadas digitalmente em substituição ao uso de mulheres reais baseados pela metodologia da Hermenêutica de Profundidade de por John B. Thompson (1995). Assim, tem-se inicialmente a apresentação das diferentes formas que a figura humana foi representada em diversos momentos da história da arte. Em seguida, verifica-se os princípios da tendência de arte hiperrealista, apresentando o trabalho de alguns artistas da década de 60, bem como o trabalho de Ron Mueck, artista da década de 90, também considerado hiperrealista. Depois fazse uma abordagem a respeito dos recursos digitais e seu impacto na sociedade contemporânea. Nesse sentido, aborda-se também a questão da simulação da figura humana apresentando algumas técnicas digitais que foram e são desenvolvidas, na tentativa de representar o ser humano da maneira mais realista possível. Após isso, analisa-se o contexto da pós-modernidade que permite verificar quais as características existentes nesse contexto, influenciam diretamente na comunicação visual. Por fim, realiza-se uma análise das mulheres digitais na comunicação visual pós-moderna, apresentando suas principais características e peculiaridades. Além disso, faz-se uma análise mais detalhada de dois tipos de mulheres digitais que estão sendo utilizadas no contexto da mídia impressa publicitária e no telejornalismo televisivo, o que possibilita mostrar de uma maneira mais detalhada, como a comunicação visual pós-moderna está fazendo uso de mulheres digitais e de que maneira o contexto em que estão inseridas influenciam diretamente na sua representação. Sem preocupar-se em ter respostas absolutas, o texto é uma tentativa de apresentar uma tendência que aos poucos está sendo identificada em diferentes meios de comunicação na pós-modernidade
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO VISUAL
PÓS-MODERNIDADE
MULHERES NA COMUNICAÇÃO
CULTURA - ASPECTOS SOCIAIS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: BERNARDES, Saimon. Mulheres digitais : uma tendência na comunicação visual pós-moderna. 2007. 248 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4610
Data de defesa: 21-Mar-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
389647.pdfTexto Completo4,57 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.