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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bernardes, Saimon | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233751H2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cauduro, Flávio Vinicius | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781322U1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:42:14Z | - |
dc.date.available | 2007-05-14 | - |
dc.date.issued | 2007-03-21 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDES, Saimon. Mulheres digitais : uma tendência na comunicação visual pós-moderna. 2007. 248 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4610 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar como a comunicação visual pós-moderna está utilizando mulheres criadas digitalmente em substituição ao uso de mulheres reais baseados pela metodologia da Hermenêutica de Profundidade de por John B. Thompson (1995). Assim, tem-se inicialmente a apresentação das diferentes formas que a figura humana foi representada em diversos momentos da história da arte. Em seguida, verifica-se os princípios da tendência de arte hiperrealista, apresentando o trabalho de alguns artistas da década de 60, bem como o trabalho de Ron Mueck, artista da década de 90, também considerado hiperrealista. Depois fazse uma abordagem a respeito dos recursos digitais e seu impacto na sociedade contemporânea. Nesse sentido, aborda-se também a questão da simulação da figura humana apresentando algumas técnicas digitais que foram e são desenvolvidas, na tentativa de representar o ser humano da maneira mais realista possível. Após isso, analisa-se o contexto da pós-modernidade que permite verificar quais as características existentes nesse contexto, influenciam diretamente na comunicação visual. Por fim, realiza-se uma análise das mulheres digitais na comunicação visual pós-moderna, apresentando suas principais características e peculiaridades. Além disso, faz-se uma análise mais detalhada de dois tipos de mulheres digitais que estão sendo utilizadas no contexto da mídia impressa publicitária e no telejornalismo televisivo, o que possibilita mostrar de uma maneira mais detalhada, como a comunicação visual pós-moderna está fazendo uso de mulheres digitais e de que maneira o contexto em que estão inseridas influenciam diretamente na sua representação. Sem preocupar-se em ter respostas absolutas, o texto é uma tentativa de apresentar uma tendência que aos poucos está sendo identificada em diferentes meios de comunicação na pós-modernidade | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:42:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389647.pdf: 4681739 bytes, checksum: 3387c65162276348515486119b56582f (MD5) Previous issue date: 2007-03-21 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14790/389647.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação Social | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO SOCIAL | por |
dc.subject | COMUNICAÇÃO VISUAL | por |
dc.subject | PÓS-MODERNIDADE | por |
dc.subject | MULHERES NA COMUNICAÇÃO | por |
dc.subject | CULTURA - ASPECTOS SOCIAIS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Mulheres digitais : uma tendência na comunicação visual pós-moderna | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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389647.pdf | Texto Completo | 4,57 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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