Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4554
Tipo do documento: Dissertação
Título: Crowdfunding no cinema brasileiro : um estudo sobre o uso do financiamento coletivo em obras audiovisuais brasileiras de baixo orçamento
Autor: Valiati, Vanessa Amália Dalpizol 
Primeiro orientador: Tietzmann, Roberto
Resumo: Esta dissertação busca compreender o sistema de financiamento coletivo on-line, conhecido como crowdfunding, aplicado a projetos da área audiovisual de baixo orçamento no Brasil e as características das obras financiadas por meio dessa ferramenta. Primeiramente, parte-se de um percurso teórico que remete aos conceitos de multidão ao longo do tempo e a outros termos que estão atrelados ao fenômeno, como o capitalismo cognitivo, a cultura da participação e a inteligência coletiva. Após o aprofundamento teórico, partindo da conceituação da prática, este estudo verifica o panorama no crowdfunding no país por meio do mapeamento dos sites de financiamento coletivo brasileiros, para que se possa observar a consistência dessa nova forma de organização dos processos de produção cultural no país. Em seguida, a pesquisa debruça-se sobre 139 obras audiovisuais financiadas no período de 2011 a 2013 por meio da plataforma Catarse, o maior site brasileiro de financiamento coletivo. Diante do cenário apresentado, verifica-se que, o crowdfunding tornou-se uma opção viável para o financiamento de obras de baixo orçamento e alternativa para realizadores iniciantes, além de forma de captação complementar aos meios tradicionais.
Abstract: Esta tesina busca entender el sistema de financiación colectiva on-line conocido como crowdfunding, aplicado a proyectos del área audiovisual de bajo presupuesto en el Brasil, y las características de las obras financiadas a través de esa herramienta. Primero, se inicia a partir de un recorrido teórico que se refiere a los conceptos de multitud a lo largo del tiempo y a otros términos que están relacionados al fenómeno, como el capitalismo cognitivo, la cultura de la participación y la inteligencia colectiva. Después de la profundización teórica, a partir de la conceptualización del fenómeno, esta investigación verifica el panorama de crowdfunding en el país a través del mapeo de los sitios web de financiación colectiva brasileros, para que se pueda observar la consistencia de esta nueva forma de organización de los procesos de producción cultural en el país. En seguida, la pesquisa analiza 139 obras audiovisuales financiadas durante el período comprendido entre 2011 y 2013 por medio de la plataforma Catarse, el más grande sitio brasilero de financiación colectiva. Ante el escenario presentado, se verifica que el crowdfunding se ha convertido en una opción viable para la financiación de obras de bajo presupuesto y una alternativa para realizadores principiantes, además de una forma de captación complementar a los medios tradicionales.
Palavras-chave: INDÚSTRIA CULTURAL
POLÍTICAS PÚBLICAS
AUDIOVISUAIS
MÍDIA DIGITAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: VALIATI, Vanessa Amália Dalpizol. Crowdfunding no cinema brasileiro : um estudo sobre o uso do financiamento coletivo em obras audiovisuais brasileiras de baixo orçamento. 2013. 168 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4554
Data de defesa: 16-Dez-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
453201.pdfTexto Completo4,99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.