Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4520
Tipo do documento: Tese
Título: Cinema noir : as marcas da morte e do hedonismo na atualização do gênero
Autor: Augusti, Alexandre Rossato 
Primeiro orientador: Gutfreind, Cristiane Freitas
Resumo: Encontra-se uma rica oferta de possibilidades de estudo a respeito do cinema noir, considerando-se inclusive a escassez de pesquisas no país a seu respeito. Dessa forma, este estudo propõe compreender a contextualização do cinema noir, considerando a possibilidade de atualização do gênero e tendo por base sua constituição, por um lado amparada pela morte, a violência e o crime e, por outro, pelo hedonismo e a figura da femme fatale. Pretende-se verificar ainda como se contextualiza o cinema chamado neonoir e apontar, a partir das orientações teóricas (utilizando-se autores como James Ellroy; Carlos Heredero e Antônio Santamarina; Alain Silver e James Ursini; Luiz Nazário; e Marcia Ortegosa) e de análise propostas, as possibilidades de se considerar o cinema neonoir como continuidade do cinema noir clássico. A partir do suporte metodológico da análise fílmica, com base principalmente em Aumont e Marie (2004), e Vanoye e Goliot-Lété (1994), propõe-se a análise dos filmes Relíquia macabra (The maltese falcon John Huston, 1941), Gilda (Charles Vidor, 1946), Chinatown (Roman Polanski, 1974) e Estrada perdida (Lost highway David Lynch, 1997). Dentre as principais conclusões, indica-se que o noir pode tanto ser considerado contemporaneamente através do que se convenciona chamar neonoir ao se levar em conta uma riqueza de elementos noir rearranjados em filmes atualizados de acordo com a tecnologia, a cultura, a política, e que mesmo assim podem pertencer a outros gêneros, como através de uma disseminação menos classificável, em que alguns elementos são percebidos em filmes diversos, que eventualmente não são identificados como neonoir.
Abstract: It is a rich supply of possibilities for study on noir film, even considering the lack of research in the country about it. Thus, this study aims to understand the context of noir film, considering to update the genre and based on its constitution, on the one hand supported by death, violence and crime, and secondly, hedonism and the femme fatale. It is intended as a further check up to contextualizes the film called neonoir point, as of theoretical orientations (using authors like James Ellroy; Heredero Carlos and Antonio Santamarina; Alain Silver and James Ursini; Luiz Nazario; and Marcia Ortegosa) and analysis of proposals, the possibilities of considering the continuity of noir film, as a classic noir film. From the methodological support of film analysis, based mainly on Aumont and Marie (2004), and Vanoye and Goliot-Lété (1994) proposed that the analysis of the movies The maltese falcon (John Huston, 1941), Gilda (Charles Vidor, 1946), Chinatown (Roman Polanski, 1974) and Lost highway (David Lynch, 1997). Among the key findings, indicates that noir can be considered both contemporaneously through what is usually called neonoir - when taking into account a wealth of information on rearranged noir movies upgraded according to technology, culture, politics, and that still may belong to other genres - such as through a spread less classifiable, in which some elements are realized in several movies, which are not identified as neonoir.
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
CINEMA NOIR - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
HEDONISMO
MORTE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: AUGUSTI, Alexandre Rossato. Cinema noir : as marcas da morte e do hedonismo na atualização do gênero. 2013. 285 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4520
Data de defesa: 15-Jan-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_ALEXANDRE_ROSSATO_AUGUSTI_COMPLETO.pdfTexto completo3,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.