Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4454
Document type: Dissertação
Title: Comunicação, informação e conhecimento : uma (re)leitura dos weblogs educacionais/profissionais do portal do professor
Author: Habeyche, Candice Campos 
Advisor: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Abstract (native): Esta dissertação investiga os weblogs disponibilizados no link Interação e Colaboração do Portal do Professor, ação desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Tem como objetivos: evidenciar as marcas que qualificam os posts como weblogs educacionais/profissionais, discutir se o weblog educacional/profissional é um canal de informação ou um canal de comunicação e relacionar as especificidades, no que se refere ao conhecimento científico ou senso comum nesses blogs. Em relação ao método, optou-se pelo Paradigma da Complexidade (MORIN, 2005). Os procedimentos metodológicos para a realização da pesquisa envolveram levantamento bibliográfico, estudo de múltiplos casos, estudo dos posts como documentos e envio por e-mail de questionários, compostos por questões abertas, aos blogueiros responsáveis pelos blogs educacionais/profissionais selecionados: Boteco Escola, Discurso Citado e Miriam Salles. Esses blogs possuem objetivos distintos, porém os três oferecem conteúdo profissional como investigação, registro e observação de temas educacionais. Após a análise, conclui-se que estes blogs são canais de informação e que atuam como espaços de geração de conhecimento.
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
BLOGS
INFORMAÇÃO
EDUCADORES
CONHECIMENTO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: HABEYCHE, Candice Campos. Comunicação, informação e conhecimento : uma (re)leitura dos weblogs educacionais/profissionais do portal do professor. 2011. 200 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4454
Issue Date: 31-Mar-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
431586.pdfTexto Completo9.13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.