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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4440
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Reformação da identidade e relacionamento : abordagem para os estudos de comunicação em uma instituição de ensino superior |
Autor: | Catto, Camilo |
Primeiro orientador: | Moura, Cláudia Peixoto de |
Resumo: | Esta Tese foi realizada com o intuito de compreender, a partir do relacionamento que uma Instituição de Ensino Superior IES de Curitiba mantém com seus públicos, como ocorre o processo de formação da identidade. A identidade é assim abordada sob uma concepção organizacional, que vai além de um mero processo gerencial e corporativo. Ela perpassa por um processo também cognitivo, até a interação dos indivíduos com a realidade e como o mundo e as instituições ao seu redor são objetivados a partir dos relacionamentos que mantêm com seus públicos. Assim, a perspectiva relacional para a formação da identidade impõe aos estudos de relações públicas uma concepção mais ampla e processual. Abordada como um processo complexo, a identidade é social e historicamente construída. Busca contribuir para os estudos em comunicação ao definir relações públicas com ênfase nas redes de relacionamento e ao focar na formação da identidade e não em temas como imagem, reputação e manutenção de conceito favorável. Sob uma concepção paradigmática predominantemente interpretativa, foi utilizada para a coleta dos dados uma pesquisa qualitativa e exploratória, baseada em nove entrevistas individuais e em profundidade. Para a análise utilizou-se a categorização que pressupõe as etapas de unitarização, descrição, interpretação e argumentação. Os resultados indicam que as organizações são espaços políticos de negociação, concebidas formal e informalmente também, mas não menos importantes, pelos processos de relacionamento elaborados e, assim, se legitimam perante seus públicos. Os resultados indicam que tanto o relacionamento como a identidade formaram dimensões complementares, resultados e resultantes, dialéticas, que se contrapõem e que processualmente são auxiliares em suas próprias concepções e (re)formações. |
Palavras-chave: | UNIVERSIDADES ENSINO SUPERIOR COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL IDENTIDADE (PSICOLOGIA) |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Citação: | CATTO, Camilo. Reformação da identidade e relacionamento : abordagem para os estudos de comunicação em uma instituição de ensino superior. 2011. 237 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4440 |
Data de defesa: | 17-Jan-2011 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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