Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4412
Document type: Tese
Title: Contribuições para a efetividade da comunicação da doação de sangue a partir de uma abordagem persuasiva
Author: Ludwig, Silvia Terra 
Advisor: Gomes, Neusa Demartini
Abstract (native): A doação de sangue é uma necessidade para países e pessoas. O crescimento da violência, dos acidentes de trânsito, junto com a disseminação de doenças transmissíveis e com o envelhecimento da população, trazem dificuldades aos hemocentros e instituições de saúde para assegurar um adequado e consistente suprimento de sangue para atender às necessidades dos pacientes. São realizadas campanhas via TV, rádio, jornal, etc, e foi observado que as pessoas se sensibilizam com a necessidade de sangue, demonstrando disposição para doar quando efetivamente chamadas. O que se destaca, porém, é que não há a cultura de doar espontânea e continuadamente por parte da população. Assim, verifica-se que as campanhas de doação de sangue, realizadas de forma esporádica, somente quando a necessidade é mais premente, não são efetivas. Dentro desse cenário, este estudo analisa a comunicação efetuada por cinco hemocentros brasileiros, com o objetivo de elaborar fundamentos sobre a comunicação da doação de sangue efetuado por estas instituições, com destaque para a motivação e embasada na argumentação persuasiva, com vistas a uma eficácia baseada em teorias já comprovadas da publicidade e da propaganda. Para tanto, foram analisadas as mensagens dos cartazes por meio do Método DHE - Dialética Histórico-Estrutural e da Pesquisa Semiológica, através das categorias estereótipo, poder, cultura e mito, de Roland Barthes. Também foram identificadas as motivações usadas nas peças de propaganda selecionadas para estimular a doação de sangue, tendo como base a comunicação persuasiva, apoiada em Miguel Roiz e Jean Marie Domenach. Emerge desse estudo a importância do planejamento conjunto entre o governo e a sociedade e da disseminação no País de uma cultura de doação de sangue para tornar mais efetiva esta doação.
Keywords: COMUNICAÇÃO SOCIAL
MOTIVAÇÃO (PUBLICIDADE)
PROPAGANDA - ASPECTOS PSICOLÓGICOS
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
PERSUASÃO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: LUDWIG, Silvia Terra. Contribuições para a efetividade da comunicação da doação de sangue a partir de uma abordagem persuasiva. 2010. 289 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4412
Issue Date: 25-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
423042.pdfTexto Completo4.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.