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dc.creatorLudwig, Silvia Terra-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775379J5por
dc.contributor.advisor1Gomes, Neusa Demartini-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793934U6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:10Z-
dc.date.available2010-05-05-
dc.date.issued2010-03-25-
dc.identifier.citationLUDWIG, Silvia Terra. Contribuições para a efetividade da comunicação da doação de sangue a partir de uma abordagem persuasiva. 2010. 289 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4412-
dc.description.resumoA doação de sangue é uma necessidade para países e pessoas. O crescimento da violência, dos acidentes de trânsito, junto com a disseminação de doenças transmissíveis e com o envelhecimento da população, trazem dificuldades aos hemocentros e instituições de saúde para assegurar um adequado e consistente suprimento de sangue para atender às necessidades dos pacientes. São realizadas campanhas via TV, rádio, jornal, etc, e foi observado que as pessoas se sensibilizam com a necessidade de sangue, demonstrando disposição para doar quando efetivamente chamadas. O que se destaca, porém, é que não há a cultura de doar espontânea e continuadamente por parte da população. Assim, verifica-se que as campanhas de doação de sangue, realizadas de forma esporádica, somente quando a necessidade é mais premente, não são efetivas. Dentro desse cenário, este estudo analisa a comunicação efetuada por cinco hemocentros brasileiros, com o objetivo de elaborar fundamentos sobre a comunicação da doação de sangue efetuado por estas instituições, com destaque para a motivação e embasada na argumentação persuasiva, com vistas a uma eficácia baseada em teorias já comprovadas da publicidade e da propaganda. Para tanto, foram analisadas as mensagens dos cartazes por meio do Método DHE - Dialética Histórico-Estrutural e da Pesquisa Semiológica, através das categorias estereótipo, poder, cultura e mito, de Roland Barthes. Também foram identificadas as motivações usadas nas peças de propaganda selecionadas para estimular a doação de sangue, tendo como base a comunicação persuasiva, apoiada em Miguel Roiz e Jean Marie Domenach. Emerge desse estudo a importância do planejamento conjunto entre o governo e a sociedade e da disseminação no País de uma cultura de doação de sangue para tornar mais efetiva esta doação.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 423042.pdf: 4668631 bytes, checksum: 3186156650932f9898f7a5f0085bff96 (MD5) Previous issue date: 2010-03-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13760/423042.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectMOTIVAÇÃO (PUBLICIDADE)por
dc.subjectPROPAGANDA - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subjectCAMPANHAS PUBLICITÁRIASpor
dc.subjectPERSUASÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleContribuições para a efetividade da comunicação da doação de sangue a partir de uma abordagem persuasivapor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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