Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4370
Document type: Dissertação
Title: Don t tell me what I can t do! : as práticas de consumo e participação dos fãs de Lost
Author: Bandeira, Ana Paula 
Advisor: Escosteguy, Ana Carolina
Abstract (native): Esta pesquisa procura descrever e analisar as atuais práticas de consumo e participação dos fãs do seriado Lost. Como as interações entre eles acontecem na internet, o estudo empírico utiliza a etnografia virtual (Hine, 2000; Markham, 2004) como metodologia e a observação participante como técnica, tendo como recorte o grupo de discussão online do portal LostBrasil. São investigadas práticas de consumo como o download de episódios, as legendas feitas pelos fãs, a crítica e a especulação, tendo como teoria norteadora os trabalhos de Henry Jenkins (1992, 2006a), Matt Hills (2002) e Will Brooker (2004, 2008), entre outros. Secundariamente, também procura identificar os esforços da produção da série que visam manter os fãs sempre envolvidos com ela e a importância das narrativas transmídias, conforme Jenkins (2006a), neste contexto. Entre os resultados, foi visto que a relação do fã com as informações caracterizadas como spoilers é fundamental para a experiência de assistir ao seriado, que a prática do download de episódios torna-se requisito para acompanhar e participar de maneira atualizada das discussões no portal e que a troca de mensagens entre os fãs é marcada especialmente pela ocorrência da interpretação, da crítica e da especulação.
Keywords: COMUNICAÇÃO DE MASSA
TELEVISÃO - SERIADOS
PROGRAMAS DE TELEVISÃO - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
CONSUMO
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citation: BANDEIRA, Ana Paula. Don t tell me what I can t do! : as práticas de consumo e participação dos fãs de Lost. 2009. 135 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4370
Issue Date: 30-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
411901.pdfTexto Completo3.14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.