Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4363
Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari
Autor: Macedo, Cláudia Novelli de 
Primeiro orientador: Ramos, Roberto José
Resumo: Nesta dissertação, estudaremos o Discurso Organizacional da Cia Zaffari nas suas interfaces com a Comunicação e o Poder. Buscaremos, em especial, a análise da forma como uma organização imprime seu Poder na comunidade onde está inserida, através de seu discurso e ação comunicacionais. Consideradas como elementos-chave na reconfiguração da ordem social, as organizações passam a ser estudadas a partir de um olhar multidimensional que busca contemplar o emaranhado de relações e a Complexidade na qual estão inseridas. Em decorrência das abordagens contemporâneas dos estudos organizacionais e dos desafios encontrados na vida organizacional, a comunicação assume papel de alta relevância. Abraçando o Princípio Sistêmico ou Organizacional, o presente trabalho organizar-se-á a partir da abordagem consolidada no Paradigma da Complexidade, de Morin, destacando os pressupostos do todo e das partes onde, estas interagem para a compreensão da Complexidade dos elementos. Inserimos a Cia Zaffari como o todo e as suas cinco peças gráficas e veiculadas, de títulos: cartaz 20 anos dos Concertos Comunitários Zaffari, anúncio Semana Farroupilha 2008, VT Anjos, VT Natal 2007 e VT Dia das Mães 2007, como recortes ou partes deste todo. Já, a Semiologia, de Barthes, foi escolhida como Técnica Metodológica, resultando numa Pesquisa Semiológica. A fundamentação teórica, a priori, revela a Comunicação, de Morin, juntamente com a subcategoria Cor, de Farina. Aparecem, também, as categorias Sujeito e Organizações, de Morin, Poder, Cultura e Socioleto, de Barthes. Além, da categoria aposteriori, Fait Divers, também de Barthes. Com base em tais pressupostos, teóricos e metodológicos, a Dissertação busca compreender, via Comunicação, como o Discurso Organizacional da Cia Zaffari está imbuído de produção de sentido (verbal e não-verbal) e de aspectos complexos. Além disso, nos permitimos transformar a análise do intangível, que são as falas das peças, em análise científica, dando profundidade para categorias que se encontram e se fundem.
Palavras-chave: COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
PUBLICIDADE
TEXTO PUBLICITÁRIO - ANÁLISE DO DISCURSO
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
COMPLEXIDADE
PODER
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Citação: MACEDO, Cláudia Novelli de. Comunicação e complexidade : o discurso organizacional e o poder da cia Zaffari. 2009. 126 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4363
Data de defesa: 15-Jan-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
409644.pdfTexto Completo726,66 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.