Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/431
Tipo do documento: Dissertação
Título: Limites e possibilidades da economia solidária no contexto das transformações do mundo do trabalho : a experiência da incubadora de cooperativas populares da Universidade Católica de Pelotas
Autor: Gaivizzo, Soledad Bech
Primeiro orientador: Reis, Carlos Nelson dos
Resumo: No Brasil, as transformações do mundo do trabalho, decorrentes do processo de reestruturação produtiva e da reforma do Estado, a partir da década de 1990, implicaram o aumento dos níveis de desemprego, a precarização das relações, das condições de trabalho, entre outros problemas. Entre as muitas conseqüências desses processos está a proliferação e ampliação da exclusão social. No contexto dessas mudanças na esfera do trabalho e em uma conjuntura desfavorável para os trabalhadores, surgem importantes iniciativas de apoio à economia solidária, como uma reação às conseqüências determinadas pelos processos em curso. Entre essas iniciativas incluíram-se as universidades brasileiras, através das Incubadoras de Cooperativas Populares. Ao atuar nesse campo, as incubadoras trazem para a academia outros debates, outras experiências, sinalizando a possibilidade de ressignificação de seu papel na sociedade. Nessa perspectiva, esta dissertação tem por objetivo analisar a experiência da prática da economia solidária proposta pelas universidades, através das incubadoras de cooperativas de cunho popular, tomando como referência a proposta da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Católica de Pelotas.
Palavras-chave: SERVIÇO SOCIAL
TRABALHO E TRABALHADORES
COOPERATIVAS
COOPERATIVISMO - BRASIL
INCUBADORA EMPRESARIAL
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: GAIVIZZO, Soledad Bech. Limites e possibilidades da economia solidária no contexto das transformações do mundo do trabalho : a experiência da incubadora de cooperativas populares da Universidade Católica de Pelotas. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/431
Data de defesa: 24-Mar-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
346811.pdfTexto Completo621,54 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.