Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/422
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Educação permanente : uma dimensão formativa no serviço social |
Autor: | Fernandes, Rosa Maria Castilhos |
Primeiro orientador: | Mendes, Jussara Maria Rosa |
Resumo: | A pesquisa tem como referencial epistemológico o método dialético crítico de investigação e caracteriza-se como uma pesquisa do tipo qualitativa. Destaca-se entre as categorias do método, a totalidade, a particularidade, a contradição e a historicidade. Como categorias explicativas da realidade privilegia-se: educação permanente, educação e formação, construção de saberes e processo de trabalho, destacando-se a questão social como uma categoria que emerge dessa última. Propõe-se responder a seguinte questão: Como os Assistentes Sociais do município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que atuam no campo da saúde, vêm vivenciando experiências de educação permanente nos seus processos de trabalho? As trilhas metodológicas constituem-se: na aproximação do objeto de investigação, na revisão bibliográfica sobre o tema, na aplicação de questionário e na realização do grupo focal com os Assistentes Sociais sujeitos dessa investigação. Assim, durante a investigação, a cada relato de uma situação vivenciada de educação permanente, de reflexão crítica sobre o processo de trabalho, os assistentes sociais traziam suas percepções sobre as possibilidades e as dificuldades existentes, as estratégias, as habilidades e as atitudes necessárias aos profissionais, bem como os espaços compartilhados, o trabalho interdisciplinar, a relação com os usuários, as necessidades em saúde, as demandas do serviço social e da saúde pública. Enfim, pode-se apreender o como esses profissionais desenvolvem educação permanente nos processos de trabalho na saúde. A tese defendida nesta pesquisa é de que a educação permanente, sendo a reflexão crítica sobre o processo de trabalho, se constitui em uma dimensão formativa vivenciada nas situações de trabalho dos assistentes sociais, que se dá através da problematização coletiva das demandas que se apresentam, do desejo político e ético-profissional, portanto, uma estratégia de formação profissional e de possibilidade de mudança e superação das práticas organizacionais, para consolidação de um projeto ético-político comprometido com a defesa intransigente dos direitos humanos, da justiça, da democracia e da emancipação da cidadania |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO PERMANENTE ASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL ASSISTENTES SOCIAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONAL |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | FERNANDES, Rosa Maria Castilhos. Educação permanente : uma dimensão formativa no serviço social. 2008. 23 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/422 |
Data de defesa: | 22-Out-2008 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
407905.pdf | Texto Parcial | 171,8 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.