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dc.creatorFernandes, Rosa Maria Castilhos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137232J6por
dc.contributor.advisor1Mendes, Jussara Maria Rosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703696D5por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:20:06Z-
dc.date.available2008-12-26-
dc.date.issued2008-10-22-
dc.identifier.citationFERNANDES, Rosa Maria Castilhos. Educação permanente : uma dimensão formativa no serviço social. 2008. 23 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/422-
dc.description.resumoA pesquisa tem como referencial epistemológico o método dialético crítico de investigação e caracteriza-se como uma pesquisa do tipo qualitativa. Destaca-se entre as categorias do método, a totalidade, a particularidade, a contradição e a historicidade. Como categorias explicativas da realidade privilegia-se: educação permanente, educação e formação, construção de saberes e processo de trabalho, destacando-se a questão social como uma categoria que emerge dessa última. Propõe-se responder a seguinte questão: Como os Assistentes Sociais do município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que atuam no campo da saúde, vêm vivenciando experiências de educação permanente nos seus processos de trabalho? As trilhas metodológicas constituem-se: na aproximação do objeto de investigação, na revisão bibliográfica sobre o tema, na aplicação de questionário e na realização do grupo focal com os Assistentes Sociais sujeitos dessa investigação. Assim, durante a investigação, a cada relato de uma situação vivenciada de educação permanente, de reflexão crítica sobre o processo de trabalho, os assistentes sociais traziam suas percepções sobre as possibilidades e as dificuldades existentes, as estratégias, as habilidades e as atitudes necessárias aos profissionais, bem como os espaços compartilhados, o trabalho interdisciplinar, a relação com os usuários, as necessidades em saúde, as demandas do serviço social e da saúde pública. Enfim, pode-se apreender o como esses profissionais desenvolvem educação permanente nos processos de trabalho na saúde. A tese defendida nesta pesquisa é de que a educação permanente, sendo a reflexão crítica sobre o processo de trabalho, se constitui em uma dimensão formativa vivenciada nas situações de trabalho dos assistentes sociais, que se dá através da problematização coletiva das demandas que se apresentam, do desejo político e ético-profissional, portanto, uma estratégia de formação profissional e de possibilidade de mudança e superação das práticas organizacionais, para consolidação de um projeto ético-político comprometido com a defesa intransigente dos direitos humanos, da justiça, da democracia e da emancipação da cidadaniapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:20:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407905.pdf: 175923 bytes, checksum: bc9de6be1d3bc81f001fd4c907571e09 (MD5) Previous issue date: 2008-10-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6549/407905.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO PERMANENTEpor
dc.subjectASSISTENTES SOCIAIS - FORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectASSISTENTES SOCIAIS - ATUAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleEducação permanente : uma dimensão formativa no serviço socialpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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